Instituições de ensino de Fortaleza apresentam programação sobre o Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio

Por Marcos Viana

O mês de setembro chegou e se inicia mais uma campanha do Setembro Amarelo. Desde 2015, o mês é utilizado para realizar campanhas de prevenção ao suicídio e recordar o valor deste tema tão importante.

Psiquiatra e consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS), José Manoel Bertolote. Foto: Divulgação

A cada ano, é lançada uma extensa programação em todo o país, com palestras, mesas redondas, acolhimentos e apresentações artísticas. No Ceará, o Ministério Público do Estado idealizou neste ano o projeto “Vidas Preservadas”, que marca o início da campanha Setembro Amarelo, no dia 30 de agosto. Foram ministrados dois seminários por um dos maiores especialista em estudos sobre o tema, o psiquiatra e consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS), José Manoel Bertolote. Os seminários tiveram os temas “A evolução do suicídio no Brasil e no Mundo: diretrizes para uma política efetiva” e “A intervenção dos profissionais de saúde na abordagem do suicídio”.

Em Fortaleza, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) promove, entre os dias 10 e 12 de setembro, a iniciativa “Pró-Vida”, que tem como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância de prevenir o suicídio e abrir um espaço de debate e desmistificação do tema. Serão realizadas palestras, aulões de yoga e apresentação de esquetes teatrais.

Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA)

O projeto “PRAVIDA” é realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e, assim como o IFCE, tem como finalidade a prevenção ao suicídio. O evento promove atividades como palestras, cursos e caminhadas. No domingo (8), ocorrerá a tradicional Caminhada pela Vida na Av. Beira-Mar, com saída do espigão da Av. Rui Barbosa, às 16h. Uma novidade para este ano foi a criação do PRAVIDA-I, para acompanhamento de crianças e adolescentes, com parceria do Hospital Infantil Albert Sabin.

Na Unifor

O curso de Enfermagem promove um dia de reflexão sobre a prevenção ao suicídio em diversos locais do campus, no dia 10 de setembro. A programação conta com exposições de arte, mesas redondas, acolhimento, show de humor e apresentações musicais, culturais e artísticas. Para participar, é necessário fazer a inscrição no site da Universidade. Confira a programação completa:

  • Local: Hall do Teatro Celina Queiroz

07h30 às 17h – Exposição de Artes dos Usuários dos CAPS (Geral e AD), SR VI

  • Local: Teatro Celina Queiroz

07h30 – Acolhimento: Anjos da Enfermagem

08h – Apresentação da Orquestra Sanfônica Infantil da Unifor

08h30 – Mesa de Abertura

09h – Conferência Magna – Projeto Vidas Preservadas: Ações do Ministério Público do Estado do Ceará na Prevenção ao Suicídio

10h – Momento Interativo – Apresentação das Ligas Acadêmicas, representantes do Projeto Vidas Preservadas, Alunos Voluntários e Anjos da Enfermagem

10h15 – Mesa Redonda – Prevenção ao Suicídio: Relatos de Experiências

11h15 – Apresentação do Grupo Batuqueiros da Liberdade (CAPS AD, SR VI)

  • Local: Centro de Convivência

11h30 às 13h30 – Apresentações de Atividades Artísticas e Culturais

Grupo Batuqueiros da Liberdade e apresentação musical “Os Filanos e Mari Pin”

  • Local: Teatro Celina Queiroz

14h – Mesa Redonda – Ações Interprofissionais na Prevenção ao Suicídio

15h – Palestra Musical – “Deixa a Vida Viver”

15h30 – Mesa Redonda – Práticas Integrativas na Saúde Mental: resgatando a vida

16h15 – Show de Humor com Luana do Crato

  • Local: Campus da Unifor

17h às 19h – Grupo Florescer

Serviço

Confira as programações completas do Setembro Amarelo nos links abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php