Alunos do curso de Psicologia oferecem atendimentos gratuitos à população

Por Marcos Viana

Por meio do curso de graduação em Psicologia, a Universidade de Fortaleza (Unifor) promove atendimento psicológico gratuito à população. Os atendimentos são feitos no NAMI (Núcleo de Atenção Médica Integrada) por alunos em formação e dispõe de duas modalidades de atendimento: a psicoterapia e o plantão psicológico.

Aline Herculano, responsável técnica pelo SPA. Foto: Marcos Viana

A responsável técnica, Aline Herculano, 39, explica que o serviço é uma clínica-escola e tem algumas peculiaridades que são necessárias serem administradas. Por exemplo, quando um aluno se forma e o paciente é alocado para outro estagiário, ou no período de férias, em que o serviço de atendimento não funciona. Ela conta também que todo o serviço prestado pela clínica-escola surgiu da necessidade dos alunos graduandos terem um campo de prática, para atuação e treinamento.

O plantão psicológico é um atendimento pontual e de urgência. No início de cada semestre são fornecidas doze senhas todos os dias, que são entregues por ordem de chegada. Com o decorrer dos meses, essa quantidade vai diminuindo conforme os pacientes vão sendo alocados com os estagiários plantonistas. Cada dia da semana possui um horário de atendimento e público específico. É recomendável chegar cedo para garantir uma senha, pois o serviço é bastante procurado.

Infográfico com os horários de atendimentos oferecidos no SPA. Infográfico: Rafaela Alves

Psicoterapia

A psicoterapia acontece de segunda à sexta de 07h às 20h e aos sábados de 07h30 às 11h30. As inscrições são feitas através de encaminhamentos feitos pelo próprio NAMI, de outras clínicas e também do bloco F da Unifor, que é onde ocorre o serviço de avaliação psicológica. Após a conclusão da avaliação, o prontuário é encaminhado para o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) para o paciente iniciar a psicoterapia. “Geralmente, somente esses encaminhamentos já suprem as nossas vagas, que são estipuladas mediante à quantidade de alunos que assumem o estágio durante o semestre”, explica.

Aline conta que, além desses encaminhamentos internos, o SPA também possui um convênio com a Prefeitura de Fortaleza e recebe pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). “Quando os encaminhamentos internos não são suficientes para fechar o nosso número de vagas, nós enviamos para a Prefeitura o número de vagas disponíveis e os pacientes recebem um encaminhamento que é regulado diretamente do CAPS pra cá”.

Aline Vasconcelos, estagiária plantonista. Foto: Marcos Viana

Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo. No caso dos atendimentos em grupo, o SPA dispõe de temas específicos, como obesidade, depressão e psicopedagogia. As triagens são feitas pela responsável técnica e coordenadora acadêmica. Todos os pacientes passam pela coordenação para que seja averiguado qual é a melhor modalidade de atendimento para cada caso.

Aline Vasconcelos, 22, estagiária plantonista, conta que não há restrição de idade. “O atendimento do plantão e da psicoterapia é destinado a adultos, adolescentes, crianças a partir de 03 anos, e idosos, ou seja, o público em geral”, diz ela.

As principais queixas dos pacientes são a instabilidade mental, a dificuldade de lidar com as emoções, frustrações e angústias. No caso das crianças, os atendimentos geralmente são relativos à insegurança do menor de ficar em um ambiente sem a mãe, por exemplo.

O estágio e o serviço comunitário

Aline conta que está no terceiro período de estágio no NAMI e está gostando bastante da experiência. “É uma vivência gigante, pois a gente vê de tudo e de todos os públicos. É muito rico”. Ela acrescenta que a sua paixão é atender pacientes e que gosta bastante da convivência, e da troca de experiências com as outras estagiárias. “Eu, às vezes, tenho mais vocação para uma coisa que a minha colega não tem tanta. Ou, às vezes, ela entende mais de um assunto do que eu, então a gente se ajuda. A gente troca muito saber aqui”.

Serviço

NAMI – Núcleo de Atenção Médica Integrada

Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) – 2º andar do NAMI

Rua Desembargador Floriano Benevides, 221, Edson Queiroz

Ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua

Telefone: (85) 3477-3643 e 3477-3644

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php