A atuação da Unifor na Bienal do Livro

Por Thomás Regueira

Já faz algum tempo que a Universidade de Fortaleza firmou uma parceria com a Bienal do Livro, com um espaço próprio no evento nas últimas edições. No entanto, de acordo com a professora de Publicidade e Propaganda Alessandra Bouty, na edição de 2019, a XIII Bienal do Livro, é a primeira vez em que a Unifor está envolvida com a parte de comunicação e organização da Feira do Livro. “Essa parceria pra formalizar uma criação conjunta foi esse ano. Uma situação inédita, uma proposta inovadora da própria Gorete Albuquerque, coordenadora da Bienal.”

A ideia de Gorete Albuquerque, era juntar todos os cursos criativos da Unifor que pudessem participar da cenografia e da comunicação da Bienal, assim, foram selecionados os cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Cinema e Arquitetura e Urbanismo, cada coordenação indicou alunos para participarem dessas áreas da Feira do Livro. A participação do NIC também foi requisitada pela coordenadora da Bienal, onde os estagiários estão desenvolvendo ações para o evento.

Virna Leite. Foto: Arquivo Pessoal

Virna Leite, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo, foi chamada para fazer parte do projeto com mais outras duas estudantes do seu curso: Mariana Ximenes e Letícia Façanha. “Foi uma experiência muito diferente das que a gente já experimentou, tanto no sítio ‘universidade’ quanto nos ‘estágios’, por ter envolvimento da Secretaria de Cultura (Secult) e da editora Anna Dantas, contratada para fazer a logo do evento”. Comenta. Foram cinco dias intensos de produção e imersão.

As estudantes de arquitetura estão encarregadas dos projetos das praças de alimentação, nos espaços de circulação de pessoas e em um salão que irá receber muitos eventos e palestrantes durante a Bienal do Livro. Além dessa oportunidade, puderam propor ideias com as pessoas que estão a frente da organização do evento. “Tanto o trabalho gerado em equipe quanto a apresentação para a Secult de um produto gerado em cinco dias nos fizeram evoluir e aprender algo equivalente a meses”. Relata Virna Leite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php