Editorial: Projeto Visibilidade 2019.1

Por Thomás Regueira

Durante o período de férias, o Jornalismo NIC concede seu espaço para publicações a outros estudantes do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, que não são estagiários do NIC, através do Projeto Visibilidade. Ele consiste em publicar matérias produzidas nas disciplinas de Jornalismo Digital e Jornalismo Investigativo durante todo o semestre de 2019.1. A partir de hoje, essas matérias vão começar a ser publicadas no portal.

Um dos principais tópicos a ser abordado nas matérias é a realidade social da população brasileira. Entre os assuntos estão a questão dos moradores de rua, a luta por inclusão de crianças autistas nas escolas e a necessidade de projetos sociais para jovens de periferia, que convivem com a violência diariamente.

Além dos projetos sociais, também serão abordados projetos de impacto ambiental. Iniciativas locais que promovem limpeza de locais públicos e maior sustentabilidade ambiental, transformaram-se em pauta durante o semestre.

Outro tema que será abordado é os padrões estéticos e de vida impostos pela a sociedade, como a  gordofobia e a pressão para modelos manterem um corpo que condiz com o “padrão de beleza”. Em relação ao padrão de vida, serão discutidas a questão de mulheres que trabalham como motoristas, profissão bastante masculinizada, e as exigências do mercado de trabalho.

O esporte também será abordado, iremos entender o que é o VAR, uma maneira nova de verificar jogadas e lances do futebol por meio de análise de imagens e vídeos,que já está em vigor no Campeonato Brasileiro da Série A.

A história de resistência cultural do Ceará não ficará de lado. A persistência do artesanato das rendeiras e a história de 113 anos do Poço da Draga serão mostrados esse mês no portal. Esperamos que aproveitem a leitura e acompanhem o Projeto Visibilidade tanto no nosso portal quanto as redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php