Disciplina do curso de jornalismo da Unifor desenvolve projeto de marketing solidário

                                                                                                                       Por Mabel Freitas

O curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor) desenvolve vários projetos de cunho social com o intuito de aumentar a empatia e a compreensão dos alunos em relação às dificuldades enfrentadas por parte da sociedade. A iniciativa partiu da professora Vânia Tajra e será a atividade final da turma de 2019.1 da disciplina Marketing, Branding e Sustentabilidade. Os estudantes desenvolveram uma campanha de arrecadação de roupas, livros e alimentos que serão entregues a instituições carentes de Fortaleza.

Além do apoio da professora e dos demais colegas da instituição, as campanhas de doação também contam com a parceria da Direção de Marketing e Comunicação da UNIFOR. Os estudantes passaram a receber as doações na segunda-feira (27). Os pontos de coleta estão distribuídos em pontos estratégicos do campus, como hall do Bloco T, térreo do Centro de Convivência e em frente à Biblioteca da Unifor até o dia 31 de maio.

A  iniciativa da disciplina

A disciplina, ministrada pela professora Vânia Tajra, tem como objetivo criar estratégias, implementá-las e mensurá-las através de ações de mercado, colocando os alunos em contato com a criação de sites, a produção de conteúdo para os mesmos e a mensuração dos resultados. “A disciplina traz, entre outros objetivos, o da produção de um plano de Marketing”, comenta Vânia.

Em relação a escolha do foco do projeto, a professora pontua ter sido uma escolha em conjunto com os alunos. “Nós decidimos em conjunto trabalhar em uma espécie de plano estrutural de Marketing para organizações não assistidas pelos governos”, e completa sobre a importância da implantação dessa iniciativa dentro da disciplina. “A ideia foi a de mostrar um novo perfil do aluno de jornalismo, que agora tem em sua grade curricular a presença da gestão e do empreendedorismo”.

Quanto a divisão dos grupos, a professora afirma ter dividido a sala em três equipes e, assim, deixando-as responsáveis pela escolha das instituições que seriam agraciadas pelo projeto. “Nós dividimos a turma em três grupos e cada uma apresentou as instituições pesquisadas e problematizadas”.

Experiência fundamental para a formação

Everton Lacerda, um dos alunos da disciplina de Marketing, Branding e Sustentabilidade, acredita que o projeto da disciplina é uma forma de usar a comunicação positivamente e dar voz às situações desassistidas da nossa sociedade. “A minha experiência no projeto tem sido ótima. É incrível poder utilizar a comunicação como meio transformador na vida das pessoas”, comenta.

O destino das doações, escolhido pelos estudantes, será a ONG Velaumar, localizada no Poço da Draga. “A ONG tem o propósito de promover ações de cunho social e educacional para a Comunidade do Poço da Draga e durante o diagnóstico da ONG, detectamos alguns problemas. A partir desses problemas, elaboramos estratégias com ações a serem implementadas na ONG e na Universidade em busca de melhorar os problemas detectados”.

Na tentativa de conseguir recursos capazes de auxiliar a ONG, os estudantes do grupo de Everton organizaram um evento beneficente, que ocorrerá no dia 4 de junho. O grupo teve outras iniciativas virtuais, como a criação de uma conta no Facebook e no Instagram para a ONG. Durante o evento do dia 4, os estudantes estarão recebendo roupas e alimentos não perecíveis.

Letícia Lavor, estudando de jornalismo. Foto: Mabel Freitas

Outro grupo que se mobilizou durante a disciplina foi o da estudante de Jornalismo, Letícia Lavor. “A instituição que escolhemos foi a Biblioteca Comunitária Jardim Literário, que fica localizada no bairro Jardim Iracema. O público deles são crianças e adolescentes que têm a oportunidade de participar de vários projetos, entre eles os de contação de história”, explica a estudante.

O intuito desse segundo grupo é arrecadar livros, para suprir a carência da biblioteca. “Os livros arrecadados serão entregues em uma ação organizada pela equipe. Escolhemos a instituição por acreditarmos na importância da educação e que a leitura possibilita uma mudança na vida das pessoas”, afirma Letícia. A ação do grupo ocorrerá no dia 1º de junho e pretende aumentar o alcance da Biblioteca, para que os moradores e outros interessados possam usufruir do local.

Serviços

O que estão recebendo? Roupas infantis e adultas, alimentos não perecíveis (aqueles que têm maior prazo de validade e duração) e livros

Pontos de doação: Caixas no hall do Bloco T, térreo do Centro de Convivência e no hall da Biblioteca da Unifor

Período: De 27/05 a 04/06

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php