Ex-aluna do Jornalismo da Unifor lança novo livro

Por Laís Maia

Na manhã da última quinta-feira (23), aconteceu uma roda de conversa sobre a obra “O Segredo da Boneca Russa”, de Celma Prata. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor), ela faz sua estreia como romancista com o livro de ficção que retrata a vida da renomada bióloga francesa Joëlle Dousseau, filha de uma brasileira que se exilou em Paris durante o período da ditadura militar no Brasil. Além disso, a autora tem outras duas obras publicadas, “Descascando a Grande Maçã” (2012) e “Viver Simplesmente” (2016).

Em 2014, a filha de Joëlle, com apenas 7 anos de idade, desvenda um crime hediondo que envolve sua mãe. Para chegar ao autor do crime ela precisa desvendar meio século de segredos, mentiras, ódio e intrigas. Em meio a estas revelações, Joëlle reencontra seu antigo amor da juventude, que a faz acreditar novamente na humanidade.

Para escrever o livro, a autora conta que foi necessário um “compromisso com o real”, já que a narrativa se passa na década de 1960. Ao todo, foram 4 anos de pesquisa dos fatos históricos. “Cada livro que eu termino é como se eu tivesse ganho um filho. Aquele filho que você gera, alimenta, educa e que depois voa. Eu crio os meus livros para o mundo. Eles não são meus, são de quem lê”, comenta.

“Eu crio os meus livros para o mundo. Eles não são meus, são de quem lê” (Celma Prata, jornalista)

O evento foi coordenado pela professora do curso de Jornalismo Aíla Sampaio. Antes do bate-papo, a professora Hermínia Lima teceu comentários sobre a obra de Celma.  “Eu quero deixar os meus aplausos à autora, pela ousadia e coragem de escrever uma narrativa de ficção que toca em temas tão polêmicos e tão necessários. Por isso, afirmo, que além de político-histórico e policial, esse é um romance de resistência”.

Alunos e monitores do curso de Jornalismo fizeram leitura de trechos do livro, além de terem um momento para direcionar perguntas à autora. O evento contou com um momento para autógrafos e alguns exemplares foram sorteados.  

Sobre a autora

Celma Prata estreia como romancista. Foto: Reprodução.

Celma Prata é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor). A profissional trabalhou com direção escolar e também integrou o Conselho Editorial do jornal AgroValor, além de ser editora do blogue Prata na Crônica. Ela também realizou um curso de curta duração em Marketing, na Universidade de Nova York.

Celma é membro efetivo da Academia Fortalezense de Letras, da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, da Sociedade Amigas do Livro – entidade em que preside o Conselho Gestor para o Biênio 2018/2020 – , e membro honorário da Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture, em Paris, na França.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php