“CE daqui” e o resgate da identidade cearense

Por Lara Montezuma

A cultura cearense pode ser identificada por meio de vários símbolos, como o forró, as comidas típicas e o “cearensês”, denominação dada ao dialeto próprio que existe entre os cearenses. Buscando o resgate desta identificação entre os estudantes da Universidade de Fortaleza (Unifor), os alunos da cadeira de Gestão e Produção Cultural promoveram, nesta manhã (28), o evento “CE daqui”, que tinha como proposta enaltecer e valorizar os aspectos do Ceará e de seus habitantes.

Sediada no Teatro Celina Queiroz, a cerimônia teve a presença de profissionais conterrâneos para compor uma roda de conversa. Nela, estavam o jornalista, compositor e pesquisador da cultura popular Tarcísio Matos; a pedagoga, arte terapeuta e narradora oral Goreth Albuquerque e o estilista de moda Lindebergue Fernandes. Eles trataram da resistência histórica do estado do Ceará e como funciona a arte local.

A roda de conversa teve o Ceará como tema. Foto: Vinícius Negreiros.

Além disso, o evento contou com uma diversidade de atrações para o público. A abertura foi uma performance da artista circense Gabriela Jardim e as demais apresentações ficaram por conta das bandas Naviguer e Cactuz, ambas parte do cenário artístico local e independente. Um destaque foi o desfile da última coleção de Lindebergue, apresentada neste mês no Dragão Fashion Brasil (DFB) 2019.

O estudante de Publicidade e Propaganda Álvaro Campos, 21, atuou na produção do ao lado de mais 23 estudantes, todos orientados pela professora Adriana Helena. “Teve gente da capacitação de recursos, alimentos e bebidas, infraestrutura, pesquisa, backstage (…) Foi um trabalho em equipe”, comenta. O resultado agradou o estudante Matheus Maciel, 20, que afirma que a organização do evento foi incrível. “Eu tô pirando para fazer essa cadeira no próximo semestre. É inacreditável o tamanho disso e que tenha sido feito por alunos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php