Feira das Profissões: jornalistas exaltam vantagens do mercado de trabalho

Por Laís Maia

O curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor) promoveu uma roda de conversa sobre jornalismo e mercado de trabalho para encerrar as atividades da  sexta edição da Feira de Profissões, no último sábado (4). Os palestrantes foram os jornalistas do Sistema Verdes Mares (SVM), Luiz Esteves e Antero Neto. Os convidados tiraram dúvidas dos alunos do Ensino Médio que tinham interesse em seguir na área jornalística.

Para o narrador Antero Neto, o debate é importante para quem não tem a possibilidade de ter um primeiro contato com a profissão e tem curiosidade de compreender como se faz jornalismo. “Eu acho que é uma troca. Muito mais do que a gente vir aqui e falar o que é jornalismo, a gente também entende o que as pessoas pensam do nosso trabalho”, comenta.

O apresentador do CETV1 Luíz Esteves, afirma que o jornalismo é uma ponte entre o fato e a sociedade. Ele reforça que é preciso informar bem para criar uma sociedade menos injusta. Luíz ainda relembra os tempos em que era aluno na universidade. “Dá um sentimento bom, de resgatar os momentos em que eu pude, junto com os [meus] colegas aprender e, ao mesmo tempo, ousar um pouco. É uma honra, um sentimento de gratidão”, explica.

Para a visitante Francisca Mariana, 21, a roda de conversa teve importância para aprender mais sobre o mercado, além do curso que pretende seguir. “Eles mostraram coisas do futuro, como é que vai ser a profissão, que o jornalismo não é só algo normativo como a TV e o jornal impresso”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php