Primeiro dia da Feira de Profissões Unifor conta com a presença do advogado mais jovem do Brasil

Por Mabel Freitas

A Universidade de Fortaleza recebeu Mateus Costa Ribeiro, o advogado mais jovem do Brasil, durante o primeiro dia da Feira de Profissões da Unifor, nesta sexta (03). Em sua palestra, o advogado de 19 anos contou a sua trajetória antes e depois de entrar para o curso de Direito. Ele mencionou os desafios, as qualidades e uma visão geral sobre a faculdade para aqueles que pretendem segui-la. Aos 18 anos, Mateus foi considerado o advogado mais jovem a fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF).

A palestra atraiu o interesse de muitos alunos, como o caso de Lara Assunção, 16 anos. “Eu tenho muita curiosidade sobre o curso de Direito, mas ainda não sei se irei seguir esta profissão”, revela. A apresentação do palestrante foi feita por Vitor Lintomen, um dos seus amigos do curso de Direito da Universidade de Brasília, onde se conheceram.

Durante a sua fala, Mateus relembrou a sua decisão de não entrar na faculdade aos 13 anos e compartilhou  alguns conselhos com os estudantes. “Eu poderia ter entrado antes, mas não quis, porque eu não estava pronto para me comprometer com o Direito”, comentou. O advogado, que exerce a profissão há 1 ano, ainda falou sobre as possibilidades desta área. “Se vocês querem ter influência na vida das pessoas, é uma profissão maravilhosa. Se destaca na profissão quem articula as ideias e convence que está certo”, sugere.

A importância da Feira de Profissões

Advogado mais jovem do Brasil, Mateus Costa Ribeiro palestrando durante a Feira de Profissões da Universidade de Fortaleza. Foto: Raquel Galiza

O palestrante foi o advogado mais jovem a defender um argumento na tribuna do STF, aos 18 anos, e chamou a atenção dos demais profissionais da área. Mateus comentou já ter participado de eventos como esses, decisivos para a sua escolha profissional. “Eu decidi fazer Direito desde os 12 anos, mas só tive a pretensão de entrar aos 13 e entrei aos 14”, relembra. O advogado conta que o contato prévio com estudantes e profissionais do curso fez com que ele se tornasse mais seguro para entrar na área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php