Série aborda luta pelos direitos femininos

Por Laís Maia

“Coisa Mais Linda” é uma produção original brasileira do serviço de streaming Netflix, ambientada na década de 1950, época que marca o início do gênero musical Bossa Nova no Brasil. A série é protagonizada por quatro mulheres e tem como principal temática a luta feminina por igualdade em um período no qual o machismo era ainda maior do que nos tempos atuais.

O seriado narra a trajetória da protagonista Malu (Maria Casadevall), que se muda para o Rio de Janeiro e chegando lá descobre que foi abandonada pelo marido. Após enfrentar dificuldades pessoais e econômicas decorrentes da separação, ela decide abrir um dos seus maiores sonhos, um clube de música. Na nova cidade, acaba por cruzar o caminho com Adélia (Pathy de Jesus), uma empregada doméstica negra que luta para sustentar a filha de oito anos. Por meio de sua amiga Lígia (Fernanda Vasconcellos),  Malu conhece a jornalista Thereza (Mel Lisboa).

Ao longo dos sete episódios, estas personagens desenvolvem a trama ao lidar com questões que alteram sua visão de mundo e as colocam como mulheres à frente do seu tempo. “Coisa Mais Linda” estreou em março de 2019, foi dirigida por Heather Roth e Giuliano Cedroni e roteirizada por Pati Corso.

 

Questões sociais

Embora apresentem características e classes sociais diferentes, as personagens principais enfrentam desafios semelhantes relacionados à posição feminina na sociedade patriarcal da época. Além de destacar a sororidade feminina, a série aborda outras questões importantes, como a violência doméstica, o aborto e o racismo. Ademais, a trama provoca reflexões acerca dos relacionamentos abusivos enfrentados pelas personagens. No entanto, o corpo feminino continua sendo objetificado na produção por meio das cenas de nudez, que não sexualizam o corpo masculino da mesma maneira.

Em um vídeo promocional divulgado nas redes sociais, as protagonistas exemplificam casos referentes às problemáticas levantadas na série, que poderiam datar da década de 1950. Porém, os fatos são atuais e demonstram como a mulher, apesar de ter conquistado muitos de seus direitos, ainda sofrem com as mesmas situações vividas pelas personagens na série. Confira o vídeo abaixo.

 

Ficha técnica:

Título: Coisa Mais Linda
Ano: 2019
Direção: Heather Roth, Giuliano Cedroni
Emissora Original: Netflix
Temporadas: 1
Episódios: 7

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php