Lollapalooza Brasil: o festival que vai além da música

Por Isabella Campos

A contagem regressiva para a edição de 2019 do Lollapalooza já começou, o festival acontece  nos dias 05, 06 e 07 de Abril, no Autódromo de Interlagos, São Paulo, e as atrações ocorrem durante todo o dia. A lineup (termo do inglês, usado para “lista de artista”) divulgada em Novembro de 2018, mostra o festival ainda mais diversificado neste ano, fazendo parecer que três dias é pouco tempo para tantas novidades musicais e estilos misturados.  

A pluralidade do Lolla já é conhecida mundialmente. O evento conta com artistas nacionais e internacionais, se apresentando em diversos palcos simultaneamente. Em um único dia pode-se curtir o pop de Sam Smith, o MPB dos Tribalistas e ainda o rock da banda britânica Arctic Monkeys. Essa mistura de MPB, Rap, Rock, Eletro e Pop, torna o Lollapalooza um dos festivais favoritos dos jovens brasileiros.

Além da diversidade musical, também conta com um ambiente repleto de atividades. Ocupando os 600.000 m² do Autódromo de Interlagos, o evento conta com experiências de arte, culinária, mercado, sustentabilidade e área para relaxar.   

Lineup Lollapalooza Brasil 2019. Foto: Reprodução

 

Sustentabilidade

Na edição de 2018, o Lollapalooza Brasil foi pelo quarto ano seguido um evento neutro em carbono, fruto de um projeto ambiental localizado em Santo André e certificado pela ONU. Em 2019, o Lolla resolveu ir além, anunciou que nesta edição do festival acontecerá o “Planeta Lolla”. Uma iniciativa, realizada durante os três dias, para conscientizar o público sobre o meio ambiente, que ocorrerá por meio de atividade e ativações de algumas organizações sustentáveis.     

Um pouco da história

O Festival Lollapalooza foi criado pelo cantor norte-americano Perry Farrell em 1991, como uma turnê de despedida de sua banda Jane’s Addiction. A inspiração veio do festival A Gathering of the Tribes (tradução do inglês, para “Encontro das Tribos”) ocorrido em 1990. Esta primeira fase do festival ocorreu até 1997, sendo revivido em 2003. Apenas em 2005, passou a ser sediado em Austin, no Texas, e reformularam o festival para o seu formato atual, como um evento fixo em Grant Park, Chicago, Illinois.   

O Lollapalooza chegou ao exterior em 2010, com a sua primeira edição em Santiago, Chile. No Brasil, chegou em 2011 e foi sediada no Jockey Club, em São Paulo nos dias 7 e 8 de abril de 2012. Em 2015, o festival também chegou à Europa. Hoje o evento está espalhado por todo o mundo.   

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php