5+ Mulheres no Rock’N’Roll

Por Gabriel Lopes

A presença feminina tornou-se marcante na música, visto que as mulheres produzem e consomem grande parte dos produtos musicais em circulação. No Rock’n ‘Roll não é diferente. Diversas rockeiras obtiveram destaque durante a longa história do gênero musical, que surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1950 e persiste como um dos mais populares na indústria musical. Visto que o Mês da Mulher está chegando ao fim,  o Jornalismo NIC traz um 5+ para ressaltar grandes nomes femininos do Rock’n’Roll. Confira!

Janis Joplin

A intensidade, no vocal e na vida, é uma marca de Janis Joplin, uma das mais influentes cantoras da história. Sua voz rouca fez muito sucesso nos anos 1960, com sucessos como “Piece of My Heart”, “Maybe” e “Mercedes Benz”. Além disso, sua maneira de vestir foi outra representação marcante de sua personalidade. Seu estilo é referência na cultura do movimento hipster, que entrou em ascensão nos anos 70. O seu estilo de vida feito de extremos ocasionou sua morte em 1970, aos 27 anos, devido a uma overdose de heroína misturada com álcool. No entanto, o seu legado permanece até os dias de hoje.

Rita Lee

A paulistana Rita Lee iniciou sua carreira ainda nos anos 1960, ao participar da banda “Os Mutantes”. O seu sucesso no grupo  proporcionou uma carreira solo de sucesso. Rita emplacou vários hits, como “Mania de Você”, “Erva Venenosa” e “Amor e Sexo”.

Atualmente com 71 anos, Rita Lee encerrou a sua carreira musical para se dedicar à sua vida pessoal. A cantora lançou dois livros autobiográficos nos últimos anos, “Rita Lee: uma autobiografia” e “favoRita”,  um compilado de imagens e documentos exclusivos.

Cássia Eller

Outro nome marcante do rock brasileiro é Cássia Eller. A cantora fez um sucesso estrondoso durante os anos 1990, com músicas como “Malandragem”, “O Segundo Sol” e “Palavras ao Vento”.  A artista conseguiu unir estilos variados em suas músicas, unindo o rock com a MPB e o samba, por exemplo.

Cássia faleceu em 2001, aos 39 anos, vítima de um infarto do miocárdio repentino, mas suas músicas permanecem atuais e continuam sendo reproduzidas por vários artistas de sucesso, como Nando Reis e Frejat.

Debbie Harry

Conhecida como vocalista da banda Blondie, um dos principais grupos musicais das décadas de 1970 e 1980, Debbie Harry foi muito além da música. A artista atuou em mais de 30 filmes. Porém, seu maior reconhecimento foi por meio de sua veia musical. Os seus maiores sucessos foram  “Heart of Glass”, “One Way or Another” e “Maria”. Atualmente com 73 anos, Debbie está mais focada em participações televisivas, como a que fez no reality show RuPaul’s Drag Race, em 2016.

Amy Lee

Vocalista do Evanescence, banda de rock gótico formada em 1995, Amy Lee foi uma das mais influentes artistas dos anos 2000, emplacando hits como “Bring Me To Life”, My Immortal” e “Going Under”. Suas habilidades nos vocais e no piano fizeram com que sua banda conseguisse ficar em evidência nos anos 2000. Atualmente com 37 anos, Amy aposta em um projeto solo, que também conta com covers musicais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php