Como sobreviver aos excessos do Carnaval

Por Ariadna Medeiros

O período de Carnaval é conhecido por ter grandes festas ao redor das cidades, bloquinhos de ruas e trios nos dias de folia, mas muitos foliões vão às ruas para curtir e acabam exagerando no álcool. Mas, atire a primeira serpentina quem nunca exagerou na cota de álcool durante as comemorações!!

“A ingestão exagerada de bebidas alcoólicas pode causar cirrose hepática, hepatite alcoólica, gastrite, entre outros.” afirma o  clínico geral Dr. Vanderlan Gonçalves, 52. A embriaguez pode se tornar algo muito perigoso após a ingestão exagerada de bebida alcoólica. O médico alerta para o pior dos casos,  o coma alcoólico, pois este pode ser fatal. O Dr. Vanderlan alerta os foliões para não beber de estômago vazio, pois o efeito causado pelo álcool no corpo é mais rápido e pode causar grandes sensações de mal estar, como enjoos, dores de cabeça, etc.

A nutricionista Lívia Campos em seu consultório. Foto: Ariadna Medeiros.

Pensando nisso, o Jornalismo NIC conversou com a nutricionista Lívia Campos, 30, que nos deu algumas dicas para te ajudar a não passar por ressacas e se manter saudável nos dias de folia. “No carnaval, muitas pessoas saem da rotina, o que, naturalmente, provoca alterações na alimentação.” Uma das sugestões da nutricionista é fazer seis refeições por dia, uma vez que os pequenos lanches entre as principais refeições vão te ajudar a não atacar o primeiro prato que você encontrar pela frente.

Lívia também indica uma alimentação com carboidratos integrais, como pão integral, arroz  e macarrão integral, principalmente antes de cair na folia. Assim, seu corpo terá energia o suficiente para aguentar os dias de festa. “Antes de sair para a festa, colocar uma colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem no pão integral, no macarrão integral ou na salada, uma vez que a gordura do azeite de oliva limita a absorção de álcool pelo seu corpo”, indica a nutricionista.

Sugestões para a folia. Infográfico: Rafaela Alves.

Já a nutricionista e especialista em emagrecimento, Vanessa Queiroz, 35, preparou algumas estratégias para quem quer se manter saudável durante o período carnavalesco, confira:

 

Por último e não menos importante, o Jornalismo NIC deseja a todos um ótimo Carnaval!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php