Evento debate a popularização do podcast

  Por Mabel Freitas

O mundo do podcast e o aumento da utilização dessa ferramenta na comunicação foi tema da 1° edição do Sintonize, evento idealizado pelos monitores das disciplinas de Radiojornalismo e Mídias Sonoras. A palestra aconteceu na última sexta-feira (22), no estúdio de Fotografia da Universidade de Fortaleza (Unifor) e trouxe Davi Rocha, professor de publicidade da Universidade de Fortaleza (Unifor) e apresentador do canal Bacontastico, e Kaio Anderson, produtor e editor de conteúdo para o site Iradex de Produções e Associadas (R.I.P.A), para discutir sobre o tema.

O professor Davi Rocha acredita que a popularização do podcast aconteceu por causa do recente interesse de empresas e a possível massificação desse veículo. “É indiscutível que o podcast vem se tornando mainstream e entrando no consumo de massa devido à quantidade absurda de podcasts diferentes e o vasto público. Isso aumenta o interesse de marcas como o Spotify e a Netflix”, pondera.

Durante o encontro, os convidados contaram suas experiências com o podcast, a desmistificação da ferramenta como uma conversa de bar e o fato da plataforma permitir o contato de pessoas com opiniões em comum. “Meu interesse inicial pelo podcast começou com a necessidade de debater assuntos do meu interesse com outros jovens. A proposta do podcast é isso, reunir pessoas que têm interesse por um mesmo assunto”, explica Davi.

Underground

Alunos e professores participaram da 1° edição do Sintonize. Foto: Raquel Galiza.

Kaio Anderson é ouvinte assíduo de podcast e cita o Nerdcast como um de seus programas favoritos. O produtor de conteúdo compartilhou com os alunos sua primeira experiência com podcast, em um programa musical, e assumiu que até hoje associa a ferramenta à música. A partir desse contato com o podcast, Anderson viu na ferramenta uma oportunidade profissional. “Sempre publiquei no Iradex e, atualmente, produzo para outras pessoas, faço consultoria e edição. Podcast se tornou a minha profissão, além de só um hobby”, admite.

Além das experiências no mercado, os profissionais também debateram sobre o aumento do alcance dessa plataforma, que já disputa as visualizações com o YouTube. “O podcast é uma mídia underground e livre de amarras. O que atrai no podcast é a mobilidade, o vídeo não é mobile e isso te limita”, comenta Kaio.

A professora de Radiojornalismo, Kátia Patrocínio, participou do encontro e reafirmou o conceito de podcast e a sua colaboração para a comunicação “O podcast é um programa adaptado para o áudio, que permite que o ouvinte possa acessar no momento que convêm, apesar do formato mais informal, essa não é a sua finalidade. Nessa plataforma podem haver debates ou entrevistas, o diferencial do podcast é simplesmente transformar um programa em áudio”.

Sintonize

O Sintonize foi idealizado pelos alunos monitores das disciplinas de Radiojornalismo e Mídias Sonoras, orientados pelas professoras Ana Paula Farias e Kátia Patrocínio. O projeto tem o intuito de aproximar os alunos de comunicação com a realidade do rádio e das produções sonoras.  

 

  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php