Academia de futebol atrai jovens para ensino internacional

Por Pietra Geórgia e Guilherme Moreira

Para realizar o sonho de jogar futebol fora do Brasil, a agência de intercâmbio esportivo Next Academy abre as suas portas para que os cearenses possam estudar e investir na carreira nos Estados Unidos (EUA) e Portugal. No entanto, o caminho até lá não é fácil.  O programa é um forte incentivo para que os atletas consigam dar sequência aos estudos e, ao mesmo tempo, tornarem-se profissionais. O coordenador de futebol, Diego Ângelo, explica um pouco sobre a Next:

 

Garotos entre 15 e 24 anos podem conseguir bolsas de estudos, superiores a  70% dos custos das universidades americanas, mas eles precisam passar por alguns testes antes de realizar este sonho. É necessário ter domínio de inglês para conseguir uma boa nota no TOELF (Test of English of Foreign Language)  uma prova criada para avaliar o nível de inglês dos alunos estrangeiros interessados em ingressar em cursos nos EUA. A prova consiste em 4 objetivos – leitura e compreensão de texto, escuta, fala e redação. A prova tem duração máxima de 4 horas e a nota total é de 120 pontos. Cada objetivo vale 40 pontos e a Next Academy oferece todo o suporte de materiais para os atletas.

Durante entrevista, Diego Ângelo Silva explica as opções de planos. “Os alunos podem optar pelo plano light, que oferece a plataforma de estudos [inglês] e somente participação nos jogos, e o plano integral que, além de tudo, permite a participação nos treinos.”

Ao longo do programa da Next, os atletas precisam cumprir metas de estudos da plataforma para que possam continuar treinando.

“Temos uma profissional que fica responsável por averiguar se os jogadores estão cumprindo as metas, caso não estejam, automaticamente eles não participam dos treinos até que cumpram com suas pendências” (Diego Ângelo Silva)

Também é necessário editar um vídeo mostrando as qualidades do atleta dentro de campo para serem avaliados pelos técnicos das universidades americanas. Essa edição pode ser feita tanto pelos próprios atletas, quanto pela equipe de assessoria da Next.

Para Diego Ângelo, a Next Academy trata todos os atletas de forma muito atenciosa e busca sempre focar em suas relações pessoais. Ele firma que o mais importante são as relações criadas entre os atletas e toda a equipe de treinadores e auxiliares, fazendo com que os meninos tenham um desenvolvimento pessoal. Todo esse acompanhamento é feito durante o processo de treinos e até mesmo após o embarque..

A história de  Alisson Vinícius

Universidades que ofereceram bolsa de estudos para Alisson Vinícius. Foto: reprodução.

Um dos atletas que está perto de ingressar sua carreira no exterior é o Alisson Vinicius, apelidado de Paulista. Alisso já tem um ano no programa e irá  embarcar em janeiro para Miami, nos Estados Unidos, onde pretende cursar engenharia na Florida National University e seguir no futebol após o término da faculdade. Com 18 anos, ele já passou pelas categorias de base de alguns clubes, como Portuguesa, Santos, Fortaleza e Ceará. No auge de sua adolescência, o garoto recebeu várias propostas, confira no infográfico:

 

Conheça o atleta Pedro Henrique Meneses

Um dos atletas que está já iniciou a sua carreira no exterior é  Pedro Henrique Meneses, que viajou para Granite City, em Illinois, para estudar na Gateway Legacy Chistian Academy, ainda em agosto deste ano.O atleta  confessa sentir bastante saudade da família e dos amigos, porém explica que essa é a realização de um sonho. Muitos jovens veem futebol como diversão, mas para Meneses é um pouco diferente. Ele relata o sentimento sobre o esporte no áudio, no link a seguir:

 

Confira a matéria no site:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php