Uma nova crônica para o natal

Por Melissa Carvalho

“Crônicas de Natal” atende todos os requisitos necessários para um filme para comemorar a festa, sem ser clichê. Produzido pela Netflix, o longa aposta em um Papai Noel mais moderno. Kurt Russell interpreta o papel do bom velhinho e mostra que a imagem criada do Papai Noel é “fake news”.

A história acompanha a trajetória de Kate e Teddy Pierce, dois irmãos que vivem se desentendendo. Os dois estão sozinhos em casa na véspera de natal, enquanto a mãe está de plantão no hospital. Kate decide assistir vídeos antigos de natal para amenizar a saudade do pai, que faleceu há poucos anos. Em uma das fita a garota vê o Papai Noel e convence o irmão a ajudá-la a capturar o velhinho.

Os dois conseguem encontrar o Papai Noel e subir no trenó, mas assustam o velhinho, que perde o controle e deixa as renas escaparem. Os três precisam lutar contra o tempo para salvar o espírito de natal, que tem uma importância fundamental para a humanidade. Alguns segredos são revelados sobre o funcionamento do natal, quem realmente é Papai Noel e até os elfos ajudantes.

A produção também foca na relação da família. Depois da morte do pai, a mãe se mostra menos presente na vida dos filhos, já que precisa sustentar a casa sozinha. Kate amadureceu e assumiu algumas atividades da casa. Teddy também passa a maior parte do tempo na rua. Sem o pai, o garoto se distanciou da mãe e da irmã e passou a seguir os maus exemplos dos amigos, roubando carros para se divertir.

O Papai Noel é a estrela do filme, o lado mais humano do velhinho é mostrado. A imagem do Papai Noel velho, gordo e que fala “ho ho ho”, não se encaixa com Nic, como prefere ser chamado. Nicolau exibe um Papai Noel descolado que adora “blues”. Kurt Russell consegue desenvolver o papel de forma cativante, sem se tornar cansativo. O filme surpreende ao mesmo tempo que diverte.

 

Ficha técnica

Título: The Christmas Chronicles (Original)

Ano: 2018

Direção: Clay Kaytis

Gênero: Comédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php