Cresce prática de crossfit no Brasil

Por Gabriel Lopes

O crossfit é uma metodologia de treinamento físico baseada em movimentos funcionais, constantemente variados e de alta intensidade. Criado pelo ex-ginasta norte-americano Greg Glassman, em 2000, o esporte vem atraindo cada vez mais adeptos no Brasil. De acordo com registro do site da empresa Crossfit, somente em Fortaleza existem 32 boxes, como são chamadas as sedes de prática do esporte. Tamanha procura gera alguns questionamentos, como o que motiva tantas pessoas a procurarem essa atividade física, quanto quem pode praticá-la e qual seu objetivo.

De acordo com o portal online Minuto Saudável, o objetivo principal da modalidade, assim como de outras atividades físicas, é proporcionar maior qualidade de vida e um corpo saudável para os praticantes. O professor de crossfit, Francisco Mourão, 36, mostra que o esporte traz benefícios para o condicionamento físico geral do aluno, gerando impacto em sua melhoria de vida. “O objetivo do crossfit é trabalhar os objetivos primários de todo o ser humano, que é a melhoria de suas capacidades físicas, melhoria de resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, agilidade, potência, força, coordenação, flexibilidade, velocidade, precisão e equilíbrio”, elenca.

Ainda segundo o portal, para o aluno iniciar a prática do crossfit, independentemente do seu tipo físico ou idade, ele deve passar por uma avaliação médica e por uma avaliação de um educador físico, visando evitar problemas de saúde. Além disso, é importante conhecer previamente como funciona o esporte, para que a execução da atividade física seja mais eficaz.

Intensidade

O número de praticantes de crossfit cresce cada vez mais no país. Foto: Joathan Sodré.

Outro fator que preocupa os praticantes são as lesões físicas, comuns em atividades desportivas de alta intensidade. Mourão fala do princípio da sobrecarga de treinamento, fator preponderante para que lesões sejam evitadas. “O coach (treinador) respeita o princípio de sobrecarga, que consiste na interdependência de volume e intensidade de treinamento. Se o meu volume está muito grande, ele não pode ser intenso. Se a intensidade do treino está muito grande, ele não pode ser muito volumoso”, explica.

Delano Queiroz, 23, é estudante de Engenharia Mecatrônica e pratica a modalidade há 3 meses. Ele confirma os benefícios da prática do esporte e atesta melhorias no cotidiano. “Além de me proporcionar uma vida mais saudável, o crossfit trouxe uma melhor resistência física, impactando positivamente no meu dia a dia e me deixando mais alerta e produtivo”, comenta.

Para o educador físico, José do Egito, 35, o crossfit aliado da musculação é  ideal para a obtenção do melhor desempenho físico. “A associação entre os dois gera o melhor resultado. No crossfit você vai ganhar mais resistência, enquanto a musculação vai fazer um trabalho para você ter um fortalecimento muscular, vai proporcionar uma força maior para o aluno. Se você puder associar os dois, é a melhor pedida”, opina.

Popularização da modalidade

Com aproximadamente 14 mil boxes pelo mundo inteiro, o crossfit é uma das modalidades desportivas que mais crescem atualmente, com diversos campeonatos sendo organizados. O professor Mourão elenca alguns motivos que explicam a popularização da modalidade. “Eu acho que são 3 pontos que explicam porque o crossfit se popularizou: porque ele trabalha de forma coletiva, ele trabalha com desafio e ele desafia o praticante a melhorar a cada dia”, pontua.

Já o praticante da modalidade, Delano Queiroz, coloca a alta dinamicidade do crossfit como principal fator para sua popularidade. “Eu sempre pratiquei atividade física, mas no crossfit eu encontrei uma maneira de me tornar mais ativo, de fugir da monotonia que a maioria das academias de musculação proporciona”, comenta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php