Projeto desenvolve revitalização na Praça José de Alencar

Por Cadu Vasconcelos

A Praça José de Alencar, localizada no Centro de Fortaleza, detém uma grande importância histórica e cultural para a cidade. A área é frequentada por turistas, moradores e comerciantes. O local é consagrado pelo Theatro José de Alencar e a Igreja do Patrocínio, importantes patrimônios da cidade. No entanto, hoje a praça não se encontra em situação favorável para o lazer. Insegurança, desgaste na pavimentação e assentos, somados à aglomeração de moradores de rua, são alguns dos problemas a serem observados.

Moradora do Centro há mais de 10 anos, Eudiane Matos, 26, recepcionista, afirma que a praça fica pouco movimentada ao anoitecer. “A partir das 19h a praça se torna abrigo para moradores de rua. O espaço deveria ser mais valorizado, a insegurança é grande e o policiamento é fraco. Já não acredito muito nessa mudança, faz tempo que prometem, não é de hoje”, lamenta.

Maquete do Projeto Novo Centro. Foto: reprodução/ SEINF.

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, já existe um plano de ação a ser implantado na praça José de Alencar: o Projeto Novo Centro. O eixo turismo e cultura vai trabalhar a consolidação de uma agenda cultural única no Centro da Cidade. No roteiro de apoio às pessoas em situação de rua, o projeto prevê a implantação de Pousada Social com até 100 leitos, além da destinação de vagas para o programa de Aluguel Social e estratégias em torno da  habitação, infraestrutura, mobilidade, segurança e fiscalização.

Segundo Marianne Freire, 23,  que atuou na organização do Festival Sesi Bonecos do Mundo, que aconteceu nas dependências do Theatro José de Alencar,  devido á ausência de uma restauração da praça, aquele teatro centenário é prejudicado, porque deixa de receber público, principalmente à noite, devido à insegurança. Para ela, o problema vai além da gestão do patrimônio público e do planejamento urbano, é uma questão de acesso à cultura e ao lazer. A revitalização da praça traz esperança para o futuro do Theatro. “A reforma irá despertar maior sensibilidade e valorização do patrimônio público nas pessoas, para aproveitar as atividades culturais que acontecem à noite no Centro da Cidade”, destaca.

Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), a revitalização da praça no centro da capital receberá uma série de melhorias urbanísticas. Dentre elas, pintura, substituição do piso existente e instalação de novos postes de iluminação em LED. As ruas General Sampaio e Liberato Barroso, vias que estão no entorno da praça, também passarão a contar com novo recapeamento asfáltico, além da recuperação do pavimento existente em frente ao Theatro José de Alencar.

“A praça é um palco”

Trecho da praça José de Alencar. Foto: Cadu Vasconcelos.

A praça José de Alencar remete ao Theatro José de Alencar e ao escritor cearense de mesmo nome. O teatro surge na cidade em 1910 e a praça José de Alencar inaugurou em 1929, com a estátua do escritor José de Alencar.

De acordo com a pesquisadora Ana Carla Sabino Fernandes, 41,  do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), a importância histórica da praça pode ser notada pela representatividade do seu próprio nome, pela proximidade com o Theatro José de Alencar e pelo contexto histórico de Fortaleza. Para a Fernandes, a sociedade intensifica o ocupação dos espaços públicos. “A praça é um palco semelhante aquele do theatro. A identidade da praça é recriada pelos usos públicos do povo que, por vezes, nem se relaciona com os escritos do José de Alencar, mas, que leem e escrevem diariamente outras histórias”, observa.

Para Ana Carla, às instituições de ensino, notadamente as escolas públicas de educação básica, deveriam ter verdadeiramente condições para que professores e alunos pudessem experienciar nos espaços públicos os conteúdos históricos produzidos em sala de aula. “Poderíamos estabelecer uma relação empática entre patrimônio, consciência histórica e direito à cidade e à memória”, acredita.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php