Cineclube 24 Quadros exibe Xica da Silva e Amistad

Por Isabel Freitas

A mostra “Abolição 130 Anos” exibe clássicos do cinema em que negros foram representados no período da escravidão. No dia 23 de novembro o Cineclube 24 Quadros vai apresentar o longa “Xica da Silva” e no dia 30 será exibido “Amistad”. Os filmes fazem parte da programação que celebra o Dia Consciência Negra e enaltecem a luta dos negros escravizados, reafirmando a superação dessas pessoas.

O Cineclube 24 Quadros é um grupo formado por pessoas de diversas áreas de atuação e surgiu após os encontros semanais promovidos pela Vila das Artes, que discutem preferencialmente o gosto pelo cinema.

Amistad

O filme acontece em 1839 e conta a história de um navio negreiro da Costa de Cuba que parte em direção à América. Durante a percurso, os escravos provocam uma revolta contra seus captadores e, quando em solo americano, são acusados pelo assassinato da tripulação. Durante o julgamento, uma série de interesses políticos entram em questão, tornando cada vez mais difícil a volta desses escravos para a África.

Xica da Silva

Lançado em 1976, o filme se passa na metade do século XVIII e narra a trajetória de Xica da Silva. Quando se apaixonar por João Fernandes, representante da Coroa Portuguesa no Brasil, Xica é transformada na Rainha dos Diamantes e passa a viver uma vida de luxo e extravagância.

Serviços

Data: 23 e 30 de novembro

Horário: 18h30min

Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221, Centro)

Mais informações: (85) 3252 1444

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php