Biblioteca realiza programação infantil sobre a cultura africana

Por Rafael Pompeu

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel oferecerá uma programação dirigida ao público infantil entre os dias 21 e 23 de novembro. O objetivo da ação é promover debates sobre as manifestações da cultura negra na sociedade.

A programação começará com a exibição do filme “Pantera Negra”, lançado em 2018, considerado uma das produções de maior sucesso da Marvel. “Pantera Negra” foi o primeiro filme baseado na história de um herói negro nos últimos dez anos de produções da Marvel, sendo bastante elogiado pela diversidade do elenco e pela representatividade da cultura africana.

Durante o segundo dia, ocorrerá uma tarde com jogos tradicionais da África para que as crianças possam se divertir enquanto aprendem sobre a diversidade das raças. Devido à miscigenação no Brasil, as brincadeiras da cultura africana são comuns no país e algumas são bastante famosas, como o jogo “Escravos de Jó”.

O encerramento contará com a palestra do historiador e antropólogo Daniel Batista, doutorando em antropologia pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na qual ele explicará sobre a importância do Dia da Consciência Negra. Além de toda essa programação, também estará disponível na biblioteca a exposição de um painel com amostras de imagens e livros temáticos sobre a cultura negra.  

Serviço

Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel
Local: Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará

Quarta-feira (21/11)
Exibição do filme “Pantera Negra” às 9h e às 15h

Quinta-feira (22/11)
Tarde com brincadeiras africanas às 14h

Sexta-feira (23/11)
Palestra com o antropólogo Daniel Batista às 15h

20 a 30 de novembro
Painel com livros e imagens temáticos sobre a cultura negra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php