5+ livros de fantasia

Por Rafael Pompeu

A fantasia é um gênero literário de bastante sucesso. Histórias com criaturas sobrenaturais, magia e bravos guerreiros são exemplos que podem ser facilmente encontrados em muitos destes livros. A ideia de universos fantásticos cativa os leitores que procuram enredos complexos com grandes aventuras e personagens únicos. O sucesso do gênero é tão grande que algumas obras chegam a transcender do papel para as telas do cinema, como “O Senhor dos Anéis” e “Harry Potter”. Estas adaptações se tornaram franquias de filmes milionárias e ainda conquistam muitas pessoas. O JornalismoNIC selecionou cinco livros de fantasia para você se entreter durante o feriado. Confira!

Herdeiros de Atlântida

Na obra, o autor consegue usar aspectos da cultura brasileira na história. Foto: Reprodução.

Trata-se do primeiro livro da trilogia “Filhos do Éden”, do escritor brasileiro Eduardo Spohr. A obra se passa durante a guerra instaurada no céu entre os arcanjos Miguel e Gabriel, e apresenta aos leitores o universo fantástico dos anjos, deuses e demônios criado pelo autor. O livro aborda o resgate da protagonista Kaira, uma das capitãs do exército de Gabriel, que desapareceu e teve sua memória apagada, após ser enviada para uma missão na cidade fictícia de Santa Helena, no Rio de Janeiro. Grande parte de “Herdeiros de Atlântida” foca na aventura de Kaira e seu companheiro Denyel, um antigo aliado de Miguel exilado na Terra e impedido de retornar ao céu. Ele resolve ajudar a protagonista e seus aliados com a condição de conseguir anistia de Gabriel. Os dois passam por grandes aventuras na floresta Amazônica e na cidade perdida de Atlântida, durante a tentativa de voltar para o campo de batalha.

O Hobbit

“O Hobbit” surgiu a partir de uma história infantil criada por Tolkien para seus filhos. Foto: Reprodução.

O primeiro livro publicado por J. R. R. Tolkien narra a história do pequeno hobbit Bilbo Bolseiro e sua aventura ao lado de 13 anões na busca de retomar a montanha solitária, antigo lar dos anões antes de ser invadida pelo dragão Smaug. Bilbo vivia uma vida pacata em sua toca, mas tudo muda após a chegada do poderoso mago Gandalf, que o convence a participar da missão dos anões. Por ser uma criatura pequena e fraca, Bilbo enfrenta diversas dificuldades durante a sua jornada, como os confrontos com os trolls, orcs e o próprio dragão Smaug. Para lutar por sua vida, o hobbit tem apenas uma pequena espada e um anel mágico, capaz de deixar seu usuário invisível após colocá-lo. O clima de aventura é constante durante toda a história, colocando a vida dos protagonistas em risco várias vezes. “O Hobbit”, assim como “O Senhor dos Anéis”, foi adaptado em uma trilogia de filmes pelo diretor Peter Jackson entre os anos de 2012 e 2014.

Conjurador: O aprendiz

O autor Taran Matharu resume sua obra como uma mistura entre Harry Potter e Pokémon. Foto: Reprodução.

“Conjurador” é uma série de livros recente, criada por Taran Matharu, com seu terceiro volume publicado em 2017. Como o próprio autor define, a história é uma mistura entre Harry Potter e Pokémon. A narrativa gira em torno de Fletcher, um garoto plebeu de 15 anos que vive com seu pai adotivo em uma pequena vila localizada no topo de uma montanha. A vida do jovem muda completamente após ele conseguir invocar um demônio de nível cinco durante um confronto com um nobre da cidade. Devido à briga provocada pelo nobre, Fletcher se vê obrigado a fugir da cidade antes de ser preso injustamente. Ele parte rumo a Academia Vocans, uma escola de magia responsável por treinar magos para lutarem na frente de batalha na guerra contra os orcs, criaturas monstruosas que estão em guerra com os humanos há muito tempo. O protagonista é acompanhado pelo seu novo amigo, o pequeno demônio Ignácio, que serve o garoto como seu fiel companheiro. Na academia, ele aprende feitiços e faz novas amizades, além de passar por diversos desafios colocando em prática suas novas habilidades de luta e magia. Muitos mistérios giram em torno da trama e vão sendo explicados no decorrer da série.

Deltora Quest – As Florestas do Silêncio

A série ganhou um anime em 2007. Foto: Reprodução.

É uma série de livros destinada ao público infanto-juvenil, escrita pela australiana Emily Rodda. Os oito livros da coleção acompanham os  protagonistas Lief, Barda e Jasmine, que vão em busca de sete pedras mágicas capazes de completar o poderoso cinturão de deltora, o único artefato capaz de derrotar o maligno senhor das sombras, vilão responsável por invadir e dominar todo o reino há muitos anos. Cada volume da série narra uma história única que envolve a busca por uma das jóias com personagens, criaturas e ambientes diferentes. A coleção de livros chegou a ganhar uma adaptação para anime em 2007, com uma temporada de 65 episódios.

O Nome do Vento

“O Nome do Vento” fez de Patrick Rothfuss um dos melhores escritores de fantasia da atualidade. Foto: Reprodução.

Primeiro livro da trilogia “A Crônica do Matador do Rei”, escrito por Patrick Rothfuss, apresenta ao leitor o personagem Kvothe, também conhecido como Kote, dono da hospedaria Marco do Percurso. A história começa com o encontro entre o protagonista e um famoso cronista em busca de abrigo na sua estalagem. Após se conhecerem melhor, o cronista se oferece para escrever a biografia de Kote, que concorda em contar tudo sobre sua vida durante três dias. Filho de artistas assassinados, Kote teve que viver na pobreza, tendo como sonho ingressar em uma universidade de magia para se tornar um poderosos mago. A história é repleta de mistérios e aventuras que vão se desenrolando com o passar da narrativa. Uma série de televisão sobre a trilogia está sendo produzida e contará com a direção de Sam Raimi, porém as demais informações ainda não foram divulgadas.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php