Unifor recebe o 22° Encontro da Associação Brasileira de Educação Internacional

Por Isabel Freitas

“A inevitável internacionalização da educação superior: parcerias, programas e desafios” foi a palestra de abertura do 22° Encontro da Associação Brasileira de Educação Internacional – Faubai Nordeste 2018, que aconteceu hoje e prossegue até amanhã, no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor). Na  conferência magna, Heidi Arola, diretora de parcerias globais da Purdue University, de Indiana, Estados Unidos, falou aos presentes sobre o panorama do ensino e das parcerias internacionais.

A mesa redonda, que teve como tema “Internacionalização nas instituições de ensino superior do Nordeste: ações e perspectivas sob o olhar dos reitores”, também foi destaque na abertura do encontro e contou com a participação da Profª. Dra. Fátima Maria Fernandes Veras, reitora da Unifor, entre membros de outras universidades.

O Faubai Nordeste 2018 promove a busca por conhecimento sobre educação internacional e intercâmbio de alunos. Traz como tema geral “Internacionalização nas instituições de ensino superior: ações e perspectivas” com o objetivo de discutir as possibilidades de um ensino superior de qualidade no exterior e a internacionalização das universidades brasileiras. Simultaneamente ao evento, acontecem às comemorações da Semana Internacional da Educação.

Na programação, estão previstos ainda exposição das universidades parceiras, workshops, palestras, mesas redondas e atividades relacionadas. O Faubai Nordeste 2018 conta com a presença do Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife, Education USA, Educational Testing Service (ETS), Santander Universidade, Campus France e British Concil. O evento é direcionado para reitores, pró-reitores, diretores, secretários, coordenadores, assessores de relações internacionais, estudantes, técnicos e professores das IES públicas e privadas.

Para o segundo dia, é esperada a conferência magna com o tema “O Estado da Arte da Internacionalização da Universidade Brasileira” a ser proferida pela Profª. Dra. Maria Leonor Maia, presidente da FAUBAI e diretora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre outras palestras e mesas redondas, que tratam de problemas comuns como programas de bolsas, exames de proficiência em língua estrangeira e qualificação linguística. O evento serve ainda para a troca de experiências exitosas em palestras e na minifeira com as instituições convidadas, no Hall do Auditório da Biblioteca.

Programação:

Veja a programação do evento  

Serviços:

(85) 3477.3127

Dias 8 e 9 de novembro de 2018

Local: Universidade de Fortaleza

Mais informações: international@unifor.br / (85) 3477.3127

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php