Migração e direitos são foco de congresso sobre refugiados globais

Por Clara de Carvalho

Atualmente, a  situação de milhares de imigrantes ilegais tem preocupado diversos países ao redor mundo. Não só pelas questões territoriais como na Síria, no Líbano ou na Venezuela; mas por questões sociais como a diversidade sexual, racismo, intolerância religiosa, entre outros. Para discutir estas questões, acontece entre os dias 12 e 14 de novembro, na Faculdade de Economia, da Universidade Federal do Ceará (UFC),  a primeira edição do Congresso Internacional de Direito, Economia e Geopolítica.

Sob o tema “Refugiados, Transformações Globais”, o congresso aborda a situação de milhares de imigrantes em diversos países, alguns até ilegalmente. O evento é composto por conferência, palestras, lançamento de livros, minicursos e seis grupos de trabalho que discutirão temas relevantes para o congresso – gênero e sexualidade, direitos humanos e direito humanitário, islamofobia, racismo, pobreza, territorialidades étnicas  e a mídia. Os minicursos, por sua vez, são ministrados por 18 profissionais especialistas na área de Direitos Humanos.

A situação atual do cenário internacional, delimitado por conflitos políticos e econômicos e o aumento de refugiados, estão no foco das discussões. E, além disso, os problemas no Brasil serão debatidos, como a exclusão social dos indígenas e questões ambientais no sertão nordestino. O evento surgiu a partir da ideia da estudante cearense de Relações Internacionais, Karine Garcês, para tratar as temáticas de direito, geopolítica, economia e educação.

Serviços

Congresso Internacional de Direito, Economia e Geopolítica

Programação completa

Data: 12, 13 e 14 de novembro de 2018

Local: Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará

Endereço: Av. da Universidade, 2431 – Benfica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php