Comédia francesa aborda machismo

Por Laís Maia

O longa francês “Eu Não Sou Um Homem Fácil” gira em torno de Damien (Vincent Elbaz), um homem que é o estereótipo do mundo machista. O personagem objetifica e subestima as mulheres no trabalho e em suas relações pessoais. Certo dia, após bater a cabeça em uma barra de ferro, Damien acorda em um mundo trocado, onde as mulheres são o sexo forte.

Para se adaptar ao novo mundo em que vive, Damien tem que se submeter às pressões estéticas, depreciações e situações que habitualmente acometem mulheres. O personagem enfrenta ainda situações mais graves como assédio e tentativas de estupro.

Ao longo do filme, o protagonista conhece Alexandra (Marie-Sophie Ferdane), uma escritora bem sucedida que o trata da mesma maneira que ele tratava as mulheres com quem se relacionava em seu antigo mundo. A jovem já passou por vários relacionamentos nos quais os homens eram meros passatempos. A partir daí, é possível fazer reflexões acerca das questões relacionadas ao machismo.

Desigualdade de gênero

A produção da Netflix mostra que situações consideradas comuns são, na verdade, formas de opressão. Ao inverter os papéis, o longa mostra o quanto é difícil para uma mulher viver na sociedade atual.

No momento em que o personagem “perde os privilégios” de ter nascido homem, ele passa a entender como é ruim viver do lado mais fraco. Um exemplo disso é a cena em que Damien recebe uma proposta de trabalho em troca de favores sexuais. Ao perceber a desigualdade de gênero, o personagem se inclui no movimento ‘masculinista’ que luta pela equidade entre os direitos dos homens e mulheres, fazendo alusão ao movimento feminista.

Além do empoderamento feminino, o preconceito é tema da comédia e utiliza o humor para denunciar o machismo presente na sociedade, com o intuito de conscientizar o público. O filme traz, de maneira sutil, a ideia de que homens e mulheres devem se ajudar e não se comportar como superiores uns aos outros.

 

Ficha técnica:
Título original: Je Ne Suis Pas Un Homme Facile
Título em português: Eu Não Sou Um Homem Fácil
Ano de Produção: 2018
Gênero: Comédia
Duração: 1h e 38min
Classificação: 14 anos
Direção: Eléonore Pourriat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php