Série espanhola retrata conflitos entre classes

Por Letícia de Medeiros

A série “Elite”, produzida originalmente pela Netflix, é uma produção espanhola que retrata o choque da desigualdade social entre estudantes em uma escola da alta sociedade. O preconceito vivido entre alunos resulta em um misterioso assassinato.

Após um terremoto destruir uma escola pública, o governo envia Christian (Miguel Herrán), Samuel (Itzman Escamilla) e Nadia (Mina El Hammani), alunos da escola incendiada, para estudar na Las Encinas, uma das melhores e mais caras escolas da Espanha, frequentada pelos filhos da elite espanhola. Entre as discussões dos alunos e a discriminação sofrida pelos adolescentes menos favorecidos, ocorre o assassinato de Marina (María Pedraza). Todos passam a ser considerados suspeitos.

Um clichê misterioso

A série, apesar de ser jovem e retratar o clichê adolescente de romances, inseguranças e intrigas, também apresenta os mistérios da personalidade e do estilo de vida de cada personagem, cada um esconde algo sombrio, até mesmo das suas famílias.

Um exemplo disso é Samu, um dos ex-estudantes vindo da escola pública. Samu é um garoto doce, porém inseguro, não faz parte da elite de seu colégio, e seu irmão Nano (Jaime Lorente) acaba de sair da cadeia com uma grande dívida. Quitar a dívida requer a realização de um novo crime. Embora sua mãe saiba da prisão de Nano, ela jamais pode saber do seu compromisso com os chefes do crime que estão dentro da cadeia.

Naturalidade para assuntos polêmicos

Em Elite, questões consideradas tabus, são tratadas de forma espontânea, como a retratação de uma personagem com AIDS e os desafios enfrentados para viver uma vida normal. Também é abordado o estilo de relacionamento poliamor entre Carla (Ester Expósito), Polo (Álvaro Rico) e Christian, promovendo o debate sobre o assunto entre os jovens.

 

Ficha técnica

Título: Elite

Ano: 2018

Emissora Original: Netflix

Direção: Darío Madrona, Carlos Montero

Temporadas: 1

Episódios: 8

Gênero: Drama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php