Estúdio de tatuagem realiza ação no Outubro Rosa

Por Thomás Regueira

O tratamento do câncer de mama, assim como os demais tipos de câncer, pode ser algo muito difícil e doloroso, principalmente se for descoberto tardiamente. Entre os principais métodos utilizados para curar esse tipo de câncer, estão a quimioterapia, que é agressiva para o organismo, e a mastectomia, que é a retirada dos seios.

Muitas mulheres podem passar por problemas de autoestima, tanto durante como depois do tratamento. Pensando nisso, um estúdio de tatuagem realiza gratuitamente, durante o mês de outubro, a reconstituição dos mamilos de mulheres que tiveram que retirar os seios por conta do câncer.

Walber Freitas, idealizador do projeto. Foto: Thomás Regueira.

Walber Freitas, 47, é tatuador há 20 anos e trabalha com procedimentos estéticos envolvendo técnicas de tatuagem há 8 anos, entre eles a reconstituição de mamilos de mulheres que tiveram que passar pela mastectomia. A iniciativa começou há três anos, quando um amigo seu morreu de câncer. O tatuador buscou formas de ajudar pessoas que sofrem com a doença, até conseguir conciliar seu trabalho de tatuador a esse projeto que realiza todo ano.

Ele relata que, toda vez que realiza esse procedimento, é algo emocionante e prazeroso, pois levanta a autoestima das mulheres. “É difícil elas chegarem [no estúdio], pois têm um certo receio e vergonha, mas saem daqui extremamente satisfeitas, ficam muito felizes, choram contando a história. Teve uma mulher que o marido se separou dela quando descobriu que ela tinha câncer, desistiu da batalha, e ela ficou muito traumatizada. Na cabeça dela, o principal motivo da separação seria a perda do seio. Depois que ela veio aqui, ficou super emocionada e chorou muito”, lembra.

Diariamente, realiza cerca de dois a três procedimentos no estúdio. Freitas diz que os médicos podem até conseguir reconstituir o bico do peito, mas a pigmentação da auréola não, e recomendam às pacientes o procedimento que o tatuador realiza. É a mesma coisa que fazer uma tatuagem, o pigmento é o mesmo, mas se utiliza de técnicas de tons e tridimensionalidade para reproduzir com exatidão os mamilos. Do ponto de vista médico, não há contraindicações para esse procedimento, mas a mama tem que estar completamente cicatrizada, segundo Rafael Kaliks, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para o Portal M de Mulher.

Antes e depois do procedimento de reconstituição dos mamilos. Foto: arquivo pessoal.

No momento, Walber Freitas é o único que realiza o procedimento gratuitamente em Fortaleza. No Brasil, trabalho semelhante é feito por Bruno Pessoa, no Distrito Federal e Elessandro Ferreira, no Mato Grosso.

O tatuador encoraja as mulheres a serem fortes, durante e depois do tratamento, pois é um longo período até estarem totalmente curadas. “Quando você tiver certeza que se livrou, esqueça o preconceito e a vergonha. Vem aqui, liga para gente que fazemos de graça. Tenho o maior prazer de fazer isso. Todo Outubro Rosa estou aqui, e sempre acaba se estendendo até novembro devido à demanda”, convida.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha que acontece todos os anos no mês de Outubro e tem como principal objetivo a conscientização das mulheres e da sociedade em geral sobre a importância do tratamento, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, doenças que mais matam mulheres no mundo. A campanha começou em 1997, nos Estados Unidos, e é realizada em diversos países, entre eles o Brasil.

Serviço

  • Local: Libert Tattoo Studio
  • Endereço: Av. Washington Soares, 4000 – Loja 119 – Parque Manibura, Fortaleza – CE
  • Telefone(s) – (85) 3239.3555, (85) 98807.8031

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php