Filme alemão faz uma reflexão sobre o regime autoritário

Por Cadu Vasconcelos

O filme alemão ‘’A Onda’’ (título original: Die Welle) apresenta o perfil comportamental de um determinado grupo. A trama mostra como esse grupo de pessoas sofre com a alienação a partir de vazio de identidade causado pela falta de aceitação social, que é confundida com o sentimento de pertencimento. Além disso, o longa retrata uma crítica ao regime autoritário e a forma que ele consegue separar os indivíduos.

“A Onda” foi produzido por Christian Becker, Nina Maag e Anita Schneider. O roteiro de Dennis Gansel e Peter Thorwarth conta a história do professor Rainer Wenger, que está oferecendo um curso de curta duração. Ele deseja ministrar o curso de Anarquismo, mas acaba sendo convencido pela direção da escola de lecionar sobre Autocracia.

Dentro da sala de aula, Rainer resolve fazer um experimento com seus alunos para explicar como funciona o regime autocrático na prática. O professor propõe que os alunos reproduzam esse tipo de sistema durante o curso, obrigando o uso de uniformes brancos e a necessidade de saudações específicas para cumprimentar os integrantes do grupo. A situação acaba fugindo do controle e os estudantes começam levar o experimento a sério demais, transformando em um movimento fascista e espalhando a ideologia pela escola e a cidade em que vivem.

Um dos momentos que mostra o realismo no movimento, é quando Karo, um dos participantes do curso, usa uma camisa vermelha e, por estar diferente do grupo, acaba sendo excluída da turma, até pelo professor. A situação faz um paralelo com a questão do pertencimento coletivo, em que muitos jovens acabam sendo deixados de lado quando não obedecem determinados comportamentos.

Baseado em fatos reais

O filme é baseado na história do Professor Ron Jones, que realizou esse experimento com seus alunos, em uma escola do ensino médio em Palo Alto, na Califórnia. O movimento proposto por Ron Jones se chamou de “Third Wave” e aconteceu em abril de 1967. A história foi eternizada no livro “The Wave” de Todd Strasser.

 

Ficha Técnica

Título original: Die Welle

Ano: 2008

Direção: Dennis Gansel

Duração: 107 min

Gênero: Drama/Suspense

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php