Jornalismo comunitário resgata a credibilidade da notícia

Por Cadu Vasconcelos

Para contrapor a onda de desconfiança provocada pelas “fake news”, um fenômeno tem surgido nas comunidades, é o jornalismo de bairro. Portais de notícias locais estão fortalecendo a credibilidade com a comunidade, pela proximidade física com seus leitores e com os assuntos tratados. Mesmo sem grandes recursos financeiros, moradores quebram estigmas e tentam construir internamente uma visão diferente de mundo constantemente associada à violência. “A proximidade é um elemento a ser destacado. Também cabe ressaltar a importância da participação dessa comunidade – em seus mais variados níveis – na elaboração do jornal comunitário para garantia da representatividade deste instrumento, que implica diretamente em sua credibilidade’’, aponta Ana Paula Farias, 51, professora de Jornalismo Comunitário.

João Almeida, locutor e um dos criadores da rádio Dendê Sol. Foto: reprodução.

Um exemplo de projeto que surgiu a partir das necessidades dos moradores foi a Rádio Dendê Sol, localizada no bairro Edson Queiroz. “A rádio comunitária leva uma visibilidade que outros veículos de comunicação não proporcionam. Buscamos o que tem valor para a nossa comunidade, como informações sobre campanhas de vacinação, empregos e cursos profissionalizantes’’, conta João Almeida, um dos idealizadores da rádio. O  comunicador popular faz uma crítica aos grandes veículos de comunicação e os acusa de sensacionalistas em relação ao Dendê: ‘’Eles só querem audiência e a maior audiência é a violência. Esse não é o nosso foco”. Almeida afirma que a rádio evita comentários impopulares e propagação das “fake news”.

Pirambu News também é um projeto de destaque no jornalismo comunitário online. Idealizado por Givanildo Oliveira, 30, corretor de imóveis, a sede do portal fica no bairro Nossa Senhora das Graças e sua linha editorial enfoca assuntos sobre as comunidades do Grande Pirambu. A página já possui cerca de 54 mil seguidores no Facebook e mais de 11 mil seguidores no Instagram. “Eu e meus amigos brincávamos de mandar torpedos uns para os outros quando acontecia alguma coisa pelo bairro’’, lembra. Atualmente, a página conta com cinco jornalistas formados e cinco estagiários de comunicação.

Oliveira admite que sempre fez de tudo para manter a confiança entre os moradores. ‘’No começo, quando estava sozinho nesse projeto, fazia de tudo para acertar o máximo possível. Agora com a redação, nossos jornalistas sempre ligam para as fontes e passam ainda mais credibilidade. É tudo bem profissional mesmo’’, relata. A repercussão do portal também chamou atenção de outros veículos de comunicação maiores, como o portal G1 Ceará. “Já tivemos ligações de outros jornalistas, para confirmar se os acontecimentos aqui do bairro eram realmente verdade’’, acrescenta. O projeto pretende oferecer diversas oportunidades para novos jornalistas ainda fora do mercado tradicional. 

Confira uma reportagem produzida e veiculada pelo Pirambu News:

 

Confiança na internet

Os brasileiros são os consumidores de notícias online que mais confiam nos meios de comunicação, de acordo com o estudo realizado pela Reuters Institute e a Universidade de Oxford, em 2018.  Para Mariana Fontenele, 31, professora de Estudos de Comunicação e Mídia, do curso de Jornalismo da Unifor, a sociedade precisa ter cuidado com as fontes de informação que escolhem para se informar. A professora avalia que há uma tendência da sociedade brasileira em confiar nos meios de comunicação em geral, recorrendo a qualquer tipo de site que dissemina conteúdo fácil. “Quando temos muita informação sobre algo, fica difícil filtrar o que é bom e o que é ruim. Ainda não estamos educados suficientemente para diferenciar  o conteúdo que é de qualidade e o que não é”, admite.

O portal online do Pirambu News conquistou a confiança dos moradores, que fornecem continuamente informações relacionadas à comunidade. A participação do público é feita online, com divulgações de fotos e vídeos nas redes sociais do portal. ‘’Ele [Pirambu News] leva para prefeitura e outros grandes jornais, problemas mais específicos que o município não enfatiza tanto. Mostra e vai atrás da solução em outros lugares’’, comenta Wivio Castro, 23, estudante.

 

Um comentário em “Jornalismo comunitário resgata a credibilidade da notícia

  • 8 de outubro de 2018 em 18:00
    Permalink

    Essa tendência de meios de comunicação de bairro passa despercebido e até desconhecido da população,mas são bem informativos e leva uma informação centrada no bairro.
    Parabéns pela a matéria.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php