Jornalismo comunitário resgata a credibilidade da notícia
Por Cadu Vasconcelos
Para contrapor a onda de desconfiança provocada pelas “fake news”, um fenômeno tem surgido nas comunidades, é o jornalismo de bairro. Portais de notícias locais estão fortalecendo a credibilidade com a comunidade, pela proximidade física com seus leitores e com os assuntos tratados. Mesmo sem grandes recursos financeiros, moradores quebram estigmas e tentam construir internamente uma visão diferente de mundo constantemente associada à violência. “A proximidade é um elemento a ser destacado. Também cabe ressaltar a importância da participação dessa comunidade – em seus mais variados níveis – na elaboração do jornal comunitário para garantia da representatividade deste instrumento, que implica diretamente em sua credibilidade’’, aponta Ana Paula Farias, 51, professora de Jornalismo Comunitário.

Um exemplo de projeto que surgiu a partir das necessidades dos moradores foi a Rádio Dendê Sol, localizada no bairro Edson Queiroz. “A rádio comunitária leva uma visibilidade que outros veículos de comunicação não proporcionam. Buscamos o que tem valor para a nossa comunidade, como informações sobre campanhas de vacinação, empregos e cursos profissionalizantes’’, conta João Almeida, um dos idealizadores da rádio. O comunicador popular faz uma crítica aos grandes veículos de comunicação e os acusa de sensacionalistas em relação ao Dendê: ‘’Eles só querem audiência e a maior audiência é a violência. Esse não é o nosso foco”. Almeida afirma que a rádio evita comentários impopulares e propagação das “fake news”.
Pirambu News também é um projeto de destaque no jornalismo comunitário online. Idealizado por Givanildo Oliveira, 30, corretor de imóveis, a sede do portal fica no bairro Nossa Senhora das Graças e sua linha editorial enfoca assuntos sobre as comunidades do Grande Pirambu. A página já possui cerca de 54 mil seguidores no Facebook e mais de 11 mil seguidores no Instagram. “Eu e meus amigos brincávamos de mandar torpedos uns para os outros quando acontecia alguma coisa pelo bairro’’, lembra. Atualmente, a página conta com cinco jornalistas formados e cinco estagiários de comunicação.
Oliveira admite que sempre fez de tudo para manter a confiança entre os moradores. ‘’No começo, quando estava sozinho nesse projeto, fazia de tudo para acertar o máximo possível. Agora com a redação, nossos jornalistas sempre ligam para as fontes e passam ainda mais credibilidade. É tudo bem profissional mesmo’’, relata. A repercussão do portal também chamou atenção de outros veículos de comunicação maiores, como o portal G1 Ceará. “Já tivemos ligações de outros jornalistas, para confirmar se os acontecimentos aqui do bairro eram realmente verdade’’, acrescenta. O projeto pretende oferecer diversas oportunidades para novos jornalistas ainda fora do mercado tradicional.
Confira uma reportagem produzida e veiculada pelo Pirambu News:
Confiança na internet
Os brasileiros são os consumidores de notícias online que mais confiam nos meios de comunicação, de acordo com o estudo realizado pela Reuters Institute e a Universidade de Oxford, em 2018. Para Mariana Fontenele, 31, professora de Estudos de Comunicação e Mídia, do curso de Jornalismo da Unifor, a sociedade precisa ter cuidado com as fontes de informação que escolhem para se informar. A professora avalia que há uma tendência da sociedade brasileira em confiar nos meios de comunicação em geral, recorrendo a qualquer tipo de site que dissemina conteúdo fácil. “Quando temos muita informação sobre algo, fica difícil filtrar o que é bom e o que é ruim. Ainda não estamos educados suficientemente para diferenciar o conteúdo que é de qualidade e o que não é”, admite.
O portal online do Pirambu News conquistou a confiança dos moradores, que fornecem continuamente informações relacionadas à comunidade. A participação do público é feita online, com divulgações de fotos e vídeos nas redes sociais do portal. ‘’Ele [Pirambu News] leva para prefeitura e outros grandes jornais, problemas mais específicos que o município não enfatiza tanto. Mostra e vai atrás da solução em outros lugares’’, comenta Wivio Castro, 23, estudante.
Obrigado gente pela belíssima matéria de vocês, nó que fazemos o Projeto jornalistico Pirambu News ficamos muitos felizes