5+ maiores clássicos do futebol mundial

Por Gabriel Lopes

A rivalidade entre times é algo que movimenta o futebol em todo o mundo, elevando o lado passional dos torcedores, jogadores e dirigentes envolvidos. Uma partida entre grandes rivais é chamada de clássico, que se tornam maiores de acordo com a rivalidade regional e com a relevância futebolística.

Confira a lista de maiores clássicos do futebol mundial, baseada nos critérios acima mencionados:

Barcelona x Real Madrid (Espanha)

O El Clásico é o clássico espanhol entre Barcelona e Real Madrid. Além da disputa pelo sucesso esportivo na Espanha e na Europa, onde as duas equipes são multi campeãs, existe uma disputa entre ideologias políticas e culturais. Isso acontece porque o Real Madrid é representante da monarquia e centralização na Espanha, enquanto o Barcelona reflete a luta pela autonomia da Catalunha.

Com 175 partidas jogadas em 116 anos, o equilíbrio entre os times é enorme, pois o Real Madrid tem 72 vitórias, enquanto o Barcelona venceu 70 clássicos, com 33 empates entre os rivais.

Torcedores do Barcelona utilizam faixa em prol da independência da Catalunha, em clássico contra o Real Madrid. Foto: El Centrocampista

Boca Juniors x River Plate (Argentina)

O maior clássico da Argentina é conhecido como El Superclásico. Muitos títulos, vários craques e torcedores apaixonados sempre tornam o confronto entre Boca Juniors e River Plate um grande evento. O fator econômico também incrementa a rivalidade, já que os millonarios (torcedores do River) representam uma área nobre de Buenos Aires, enquanto os xeneizes (torcedores do Boca) representam a periferia da capital argentina.

Em 105 anos de confrontos, o Boca Juniors tem uma pequena vantagem nos confrontos diretos, com 86 vitórias, enquanto o River Plate conquistou 80, sendo 75 o número de empates entre os rivais.

Boca Juniors e River Plate representam as duas maiores torcidas da Argentina. Foto: San Juan 8

Rangers x Celtic (Escócia)

Conhecido como Old Firm, o clássico escocês entre Rangers e Celtic coloca frente a frente as duas maiores equipes do país, que juntas venceram mais de 100 campeonatos escoceses. Mas, além da rivalidade em campo, os clubes polarizam uma rivalidade religiosa, porque o Rangers representa a população protestante da Escócia, enquanto o Celtic é apoiado pela ala católica do país. Porém, isso constantemente gera confrontos sangrentos entre os torcedores, como o que aconteceu nas ruas de Glasgow em março de 2018, que resultou em torcedores feridos.

Desde 1888 se enfrentando, Celtic e Rangers se confrontaram 414 vezes oficialmente, com 159 vitórias para o Rangers, 156 vitórias para o Celtic e 99 empates.

Torcedores de Rangers e Celtic rivalizando nas arquibancadas escocesas. Foto: Media Scotland

Estrela Vermelha x Partizan (Sérvia)

Considerado um dos mais violentos clássicos do mundo, o embate entre Estrela Vermelha e Partizan, chamado de Eternal Derby, tem a guerra como origem, visto que as duas equipes foram criadas após a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Enquanto o Estrela Vermelha foi promovido durante décadas pela Polícia, o Partizan recebeu apoio do Exército, gerando os apelidos dos torcedores: coveiros (Partizan) e heróis (Estrela Vermelha).

Polarizando as forças do futebol sérvio, as duas equipes conquistaram todos os títulos nacionais desde que a Sérvia se tornou independente, em 2006. Com 158 partidas oficiais entre os rivais, o Estrela Vermelha venceu 63 jogos, enquanto o Partizan venceu 46, com 49 empates.

Jogadores do Estrela Vermelha e do Partizan disputando a bola no clássico sérvio. Foto: Fudbal Hotsport

Grêmio x Internacional (Brasil)

Considerado por muitos como o maior clássico do futebol brasileiro, o Gre-Nal polariza os dois maiores times do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil, Grêmio e Internacional. A rivalidade das equipes se reflete na oposição das cores-base, azul (Grêmio) e vermelho (Internacional), havendo inúmeros relatos de torcedores que não utilizam as cores do rival em situação alguma.

Todo clássico é numerado, como se cada partida fosse um novo capítulo da história do confronto. Foram jogados 417 partidas até então, sendo a primeira em 1909, com 156 vitórias do Internacional, 130 do Grêmio e 131 empates.

Última partida entre Grêmio e Internacional, pelo Brasileirão 2018. Foto: Lucas Uebel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php