Super Bowl: um dos maiores eventos do mundo esportivo

   Por Layo Lucena

Super Bowl é um jogo do campeonato da liga estadunidense de futebol americano (NFL) que acontece em fevereiro (mês fixo). A partida decide o campeão da temporada. Disputada desde 1967, é um dos eventos com o maior nível de audiência nos Estados Unidos. Em 2018, segundo o site especializado em esportes, Máquina do Esporte UOL,  foram 103,8 milhões de pessoas que acompanharam o Super Bowl LII (52º), que foi protagonizado pelas  equipes do Philadelphia Eagles e New England Patriots.

Por causa desses números de audiência, o evento tem um dos preços mais caros para propaganda. 30 segundos de comercial durante a partida, já chegou a exorbitantes US$4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil dólares) no Super Bowl XLIX (49º), em 2015, de acordo com o site da NFL. Apesar do preço, a partida é marcada por importantes comerciais como, por exemplo, os trailers especiais de diversos filmes que serão exibidos ao longo do ano, o mais recente foi os dos filmes: Vingadores: A Guerra Infinita (2018), Solo – Uma História Star Wars e Jurassic Park: Reino Ameaçado.

Infográfico: Layo Lucena

Outra questão que envolve a partida é a comida. O Super Bowl é o dia que tem o segundo maior consumo de comidas nos Estados Unidos, só perdendo para o Dia de Ação de Graças, segundo o site Ndonline. 1,25 bilhões de asinhas de frangos e 14.500 toneladas de batatas fritas são consumidos no dia da partida em todo o país, de acordo com o site Esporte Interativo.

Espetáculos

A NFL, todo ano, convida um cantor ou banda para se apresentar no intervalo do jogo, que dura entre 15 a 30 minutos. O show mais lembrado foi o do Super Bowl XXVII (27º), realizado em 1993, que teve a participação de Michael Jackson:

 

Maroon 5 será a atração do Super Bowl LIII (53º), que acontecerá no dia 3 de fevereiro de 2019, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, Geórgia.

História

O Super Bowl surgiu de uma fusão entre as duas maiores ligas de futebol americano, na época divididos, National Football League (NFL) e a American Football League (AFL), em 1966. A sugestão inicial do nome do jogo foi “The Big One”, mas, posteriormente, o presidente da AFL Lamar Hunt sugeriu o nome Super Bowl.  Segundo o presidente, a inspiração teria surgido de um brinquedo de seus filhos chamado “Super Ball’ e também porque o nome fazia referência ao “Bowl Game”, que é o nome dado aos jogos universitários pós temporadas.

Os dois primeiros Super Bowls foram vencidos pelo Green Bay Packers comandado pelo técnico Vince Lombardi. Em sua homenagem, foi criado o troféu Vince Lombardi Trophy, que é dado a equipe campeã do Super Bowl.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php