5+ séries francesas

Por Carolina Melo

A força da indústria cinematográfica francesa começou com o realismo poético passando pelos clássicos Nouvelle Vague (Nova Onda, em tradução livre para o português), uma estética de cinema criada na França, em 1958, como reação contrária aos filmes hollywoodianos da época, que resiste até hoje. Nas duas primeiras décadas do século 1920, o cinema francês se tornou o mais importante de toda a Europa e do mundo, disputando apenas com os Estados Unidos e suas produções de baixo custo. A Netflix tem investido em séries europeias, e as francesas vem ganhando destaque. O Jornalismo NIC selecionou cinco séries francesas para você conhecer.

Le Chalet

Produzida e exibida pelo canal francês “France 2”, em 2017, com tradução “O Chalé”, o enredo se passa em um chalé reservado de um vilarejo no interior da França, para onde uma família resolve se mudar. O motivo da mudança é o pai Jean-Louis, um escritor que precisa de inspiração para produzir uma nova história. Jean acaba encontrando inspiração em Muriel, garçonete do bar mais próximo. Essa aproximação gera conflitos e mistérios que envolvem a trama. Anos mais tarde, um grupo de jovens resolve se reunir neste mesmo chalé e assassinatos acontecem, sem razão aparente. A série é recheada de suspense e detalhes minuciosos, característicos do cinema francês.

 

Versailles

A série gira em torno da monarquia francesa em que conta o relacionamento conturbado de Louis XIV com seu irmão Filipe de Orleans. A trama envolve o palácio de Versailles, com diversas intrigas e traições. A política e estratégias do rei Louis mostram como se tornou o Rei Sol, como ficou conhecido historicamente. Algumas cenas foram gravadas no Palácio de Versailles e nos jardins de castelos franceses.

 

La Mante (“A louva-a-deus”)

A trama retrata uma sequência de assassinatos ocorridos em 1990, por uma antiga serial killer, popularmente conhecida como “A louva-a-deus”. Na série, a assassina já está presa e a polícia está tentando encontrar o autor de crimes similares aos praticados dela. A louva-a-deus aceita ajudar a polícia a encontrar o culpado, com a condição de que seu filho policial trabalhe ao seu lado. O título da série é baseado no pseudônimo utilizado por Jeanne (Carole Bouquet), quando assassinou oito homens. É uma série policial que prende a atenção do espectador, com um enredo psicológico e envolvente.

 

La Forêt

O Bosque” (na versão em português), trata-se de uma série policial que envolve mistérios, conflitos familiares e traições. Com o desaparecimento de uma aluna da escola Montfaucon, Jennifer, no Bosque dos Fays, uma investigação se desenvolve para encontrar o responsável pelo acontecido. Durante a investigação, outros desaparecimentos acontecem. Paralelo a isto, a história conturbada da professora de francês Eve Mendel também é abordada. A personagem é a que mais possui proximidade com os alunos e auxilia na busca para solucionar a tragédia de Jennifer. Na N/netflix, a série é classificada com semelhante à “Stranger Things” e “Dark”.

 

Marseille

Trata-se de uma série política criada por Dan Franck. A primeira temporada teve estreia em 2016 e, a segunda, em fevereiro de 2018. A trama acompanha Robert Taro, o prefeito de Marseille, que precisa enfrentar seu afilhado político, Lucas Barrés, nas próximas eleições. Entretanto, uma traição causa uma guerra pelo controle da cidade. A série é recheada de intrigas e violência, sendo a primeira série francesa disponibilizada na Netflix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php