Minimalismo facilita na hora de fazer as malas

Por Carolina Melo

Os feriados que acontecem este ano deram a oportunidade de várias pessoas embarcarem para aproveitar a folga com a família e amigos, mas ainda faltam pelo menos cinco feriadões antes de terminar o ano. O que levar na mala? Altas taxas para despacho de bagagens, possibilidade de extravio, além de perigosos excessos do consumismo em uma economia cada vez mais apertada levam os viajantes a terem que aprender a viver com o mínimo necessário. Pode ser durante um feriado, mas pode levar a lição para toda a vida.

Pela lei da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é permitido sem taxas adicionais uma bagagem de mão com até 10kg, no mínimo. Em algumas companhias, o passageiro ainda pode levar uma bolsa de mão e/ou uma mochila. Estas e outras informações foram repassadas por um agente de aeroporto que pediu para não ser identificado. Explica ainda que o valor cobrado para despachar as bagagens dos passageiros tem influenciado na conscientização para selecionar o necessário para a viagem. “Hoje as pessoas despacham menos volumes porque têm o receio de a bagagem extraviar ou para ser mais rápido na hora do desembarque”, destaca. Para o agente, as mulheres continuam sendo aquelas que costumam levar as maiores malas, apesar dos homens estarem aumentando a quantidade de pertences.

Minimalismo x viagens

É na hora de organizar as pequenas malas que mulheres avaliam a necessidade de assumir o estilo de vida minimalista. O estilo tem conquistado vários adeptos na sociedade atual, conscientizando o consumo apenas do necessário para viver bem e com conforto. Ser minimalista consiste em ser alguém que pensa criticamente antes de realizar uma compra e possui apenas o necessário para viver. Se trata de um estilo de vida livre de excessos e da preocupação contínua de possuir bens materiais inúteis.

Laura Monteiro, graduanda em Publicidade e Propaganda. Registro de Paris. Foto: arquivo pessoal.

Laura Monteiro, graduanda em publicidade e propaganda, é adepta ao minimalismo. Aderiu ao projeto “33 peças em 3 meses” surgido nos Estados Unidos, desde que voltou de uma viagem a Portugal e percebeu que não usava boa parte do que continha em sua mala. A estudante conheceu o estilo de vida minimalista por meio do documentário “Minimalism: A documentary About Important Things”, disponibilizado na Netflix, e considerou que seria completamente possível viver apenas com o suficiente. “Comecei a assistir ao documentário, por indicação de uma amiga. Ele fala sobre pessoas minimalistas e como elas vivem bem, porque tudo o que elas possuem, elas realmente gostam. Você se conscientiza mais a comprar e pensa: ‘eu realmente preciso dessa calça? Eu já tenho tantas outras quatro iguais, preciso realmente de mais uma?’ É um processo longo, mas estou começando”, admite.    

Laura aplica este estilo de vida em suas viagens e diz que pretende continuar. “Eu já aplicava e acho que agora vou aplicar mais ainda, porque não é que ‘ah não quero ter nada’, eu só quero que as minhas coisas sejam mais práticas na viagem”. A universitária completa que uma bagagem bem organizada evita aborrecimentos na hora do raio X, pois não há uma grande quantidade de roupas e objetos pessoais misturados.

Viviane Ferreira durante viagem para Veneza, na Itália. Foto: arquivo pessoal.

Por outro lado, Viviane Ferreira, estudante de jornalismo, nem pensa em excesso de bagagens durante suas viagens e aposta na sorte na hora da pesagem. Apesar de levar sempre muitas peças, não lembra de ter problemas em exceder o limite de bagagem permitido após a nova regra da Anac. “Não sou nada econômica na organização da minha mala, apesar de viajar bastante. E geralmente levo muita coisa que acabo nem usando”, confessa.

Qualquer que seja o seu estilo de organizar a mala, é importante lembrar que os excessos custam dinheiro e causam contratempos. O minimalismo também propicia um melhor aproveitamento da viagem, viajante vai estar mais focado em conhecer pontos turísticos e apreciar os ambientes que visita, ao invés de estar preocupado apenas em conhecer as melhores lojas e levar lembrancinhas para seus parentes e amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php