5+ principais atletas do mundo esportivo

Por Layo Lucena  

Quando você assiste ou fala de um determinado esporte, vem em mente algum atleta que foi destaque nessa modalidade, como Pelé no futebol ou Michael Jordan no basquete. Suas vidas dedicadas ao esporte resultaram em feitos grandiosos e em números expressivos que marcaram (e, até hoje, marcam) a trajetória desses esportistas em suas modalidades esportivas.

Confira a lista de atletas que mais se destacaram, ou que ainda são destaque, em seus esportes:

Tom Brady, futebol americano

Vamos começar a lista com um atleta que ainda está em atuação, porém com seus feitos e prêmios não poderiam estar fora deste 5+. Atualmente com 41 anos, 18 de futebol americano profissional, o lançador (quarterback) da equipe do New England Patriots já conta com um currículo invejável para qualquer atleta.

O esportista foi três vezes o melhor jogador da temporada (MVP) da liga americana de futebol americano (NFL), cinco vezes campeão do Super Bowl (final do campeonato de futebol americano) e selecionado 13 vezes para a seleção de melhores jogadores da liga. Além disso, está na lista de melhores atletas de futebol americano da década de 2000.

Tom Brady, um dos melhores jogadores em atividade na NFL. Fonte: Veja Abril

Babe Ruth, beisebol

Babe Ruth atuou na liga americana de beisebol de 1914 a 1935. No entanto, até hoje seus recordes individuais ainda são lembrados. Atuando com arremessador (pitcher) e defensor do campo externo (outfielder), o atleta é membro do Hall da Fama (seleção dos maiores atletas de um determinado esporte) do beisebol americano.

Sua carreira conta com 2.873 rebatidas (hits), com aproveitamento de rebatida de 34,2%, 2.213 corridas impulsionadas (quando sua rebatida possibilita o jogador de sua equipe pontuar), 2.174 corridas pontuadas e com 714 home runs (forma de pontuação mais importante do beisebol).

Babe Ruth, uma das lendas do beisebol americano. Fonte: Reprodução

Wayne Gretzky, hóquei no gelo

Wayne Gretzky entrou na liga americana de hóquei de gelo (NHL) em 1975 e se aposentou em 1999. Assim como Babe Ruth, seus recordes ainda são lembrados. Como membro da seleção canadense de hóquei de gelo, ganhou um total de sete medalhas em campeonatos mundiais e em copas do mundo da modalidade. Gretzky faz parte do Hall da Fama do hóquei no gelo.

Atualmente, o atleta ainda detém recordes pessoais, como o maior número de gols, que foram 1.016, o maior números de assistências, com 1.964, e com o maior números de pontos (combinação de gol e assistências em todos os jogos de sua carreira), com 3.238.

Wayne Gretzky é o grande nome do hóquei americano. Fonte: Bradaronson

Michael Jordan, basquete

Unanimidade entre atletas e torcedores como o maior de todos os tempos do basquete, Michael Jordan começou sua trajetória na liga americana de basquete (NBA), em 1984, e se aposentou em 2003. Como membro da seleção de basquete americana, acumulou quatro medalhas de ouro, sendo três delas em Olimpíadas e uma nos jogos Pan-americanos, em 1993.

O atleta é seis vezes campeão da liga americana de basquete (NBA), cinco vezes o melhor jogador de basquete da temporada, 11 vezes membro da seleção de melhores jogadores da temporada da NBA.

Michael Jordan, um dos melhores jogadores de basquete de todos os tempos. Fonte: Torcedor.com

Pelé, futebol

Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, iniciou sua carreira em 1956 e se aposentou em 1977. Com apenas 17 anos, em 1958, ganhou sua primeira Copa do Mundo, sediada na Suécia. Após o fim do torneio, Pelé foi chamado de Rei do Futebol pelos franceses.

Ganhador de sete bolas de ouro (Ballon d’Or), premiação feita por uma revista francesa, consagrando o melhor jogador de futebol da temporada. Esse prêmio hoje é chamado de FIFA Ballon D’Or. Além disso, foi vencedor de três Copas do Mundo pela seleção brasileira. Pelé está no seleto grupo de futebolista que alcançaram o número de 1000 gols em sua carreira.

Pelé em um de seus muitos gols. Fonte: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php