Corredor Cultural Benfica tem 1a. edição de 2018

Alexandre Bessa

O Benfica recebeu a primeira edição de 2018 do Corredor Cultural Benfica neste domingo, 16. Como de costume, a Avenida da Universidade foi fechada para trânsito de veículos entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida Treze de Maio, o que facilitou a ida e vinda de transeuntes e pessoas interessadas em participar das atrações locais. O evento contou com apresentações musicais, artes de circo, exibição de documentários, prestações de serviços, entre outros.

Durante toda a manhã, foi possível participar de oficinas, atividades de dança, assistir a apresentações teatrais ou aos shows musicais exibidos no palco montado na avenida. Para as crianças, a diversão ficou por conta da brinquedoteca itinerante, que ofereceu uma grande variedade de brinquedos e jogos, além das apresentações de artes circenses, que contou com malabaristas e palhaços. Também houve espaço para prestação de serviços.

Sofia Ísis, 18 anos, aproveitou para unir trabalho ao lazer. Estudante do curso de Publicidade e Propaganda, ela teve a oportunidade de trabalhar como estagiária de social mídia no evento. Assim, pôde captar e mostrar a experiência de quem foi ao local. “Eu acho que o ‘Corredor’ é um ótimo evento para trazer o público de forma acessível ao Benfica, já que ele [evento] pode trazer todos os tipos de pessoas”, afirma.

Sofia Ísis teve a oportunidade de trabalhar no Corredor Cultural Benfica. Foto: Alexandre Bessa

O Benfica é conhecido por quem frequenta como um bairro-lar da juventude universitária e da boêmia, e o evento também utiliza disso em sua memória. Para os organizadores, a ideia é que ele possa ocorrer com mais frequência. “Nosso sonho é fazer com que esse evento se torne recorrente na cidade de Fortaleza, que aconteça no mínimo uma vez por mês”, destaca Custódio Luís Silva de Almeida, vice-reitor da Universidade Federal do Ceará, durante o intervalo das apresentações na Concha Acústica. Também autoridades públicas presentes ao evento destacaram a necessidade da população ocupar os espaços de lazer.  

As irmãs Manuelle e Mariane são fãs da banda The Beatles. Foto: Alexandre Bessa

As irmãs Manuelle, 20, e Miriane,19, aproveitaram a tarde de domingo para curtir um som na Concha Acústica. Elas são fãs dos Beatles e disseram que foram para o Corredor Cultural Benfica no ano passado. Que esse ano, apesar de terem visto a programação em cima da hora, resolveram ir para prestigiar o som da banda Rubber Soul Beatles, cover do quarteto de Liverpool, que tanto adoram. “Nós não moramos aqui perto, na verdade, moramos em Caucaia, mas decidimos vir porque ano passado gostamos bastante”, diz Manuelle, que é estudante de psicologia. Já Miriane está estudando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ansiosa para ingressar na universidade.

Com o passar da tarde, percebeu-se um aumento na movimentação no local, um aglomerado de jovens ansiosos para os shows da noite. Em uma das arquibancadas do topo, uma cena chamava a atenção. Luiza Braga, 50 anos, assistia às apresentações musicais agarrada com suas duas cachorrinhas, Fernanda e Mocinha. “É sempre bom vir aqui. Eu sinto uma energia muito boa e é gratificante saber que o espaço pode ser utilizado por quem deseja. Por isso, sempre trago minhas duas meninas, que se sentem extremamente a vontade”, garante, entre risos, a odontóloga.

Luiza e as cadelinhas, Mocinha e Fernanda. Foto: Alexandre Bessa

A noite se iniciou com muita música, no palco da Concha Acústica da Reitoria. As atrações se iniciaram com o grupo New Funk, que recupera o som de funk melódico, famoso nos anos 80 e 90. Logo em seguida, foi a vez da banda Renegados animar os jovens que estavam no local. A banda, formada ainda em 1993, tem em seu repertório músicas inspiradas no Blues e no Rock Clássico, originários dos anos 50 a 70. Além de poético, suas letras também possuem teor político e social. Assim, a música de Jimmy Hendrix, Led Zeppelin e The Doors se encontraram com estilos como os de Raul Seixas e Luis Gonzaga, conferindo uma nordestinidade e musicalidade única para quem teve o prazer de presenciar.

Por fim, o encerramento da noite ficou por conta da banda paulista Rubber Soul Beatles. Como o nome já sugere, a banda, que é reconhecida internacionalmente, é um cover do aclamado quarteto de Liverpool, The Beatles. Dessa forma, o fim da noite foi marcado por clássicos como “Help”, “All you need is love” e “Don’t let me down”, trazendo a melodia do rock sessentista aos ouvidos de famílias transeuntes. Assim, terminaram as atrações do primeiro dia da edição de 2018 do Corredor Cultural, projeto que continua até o mês de dezembro, trazendo arte, cultura e lazer para os finais de semana do Bairro Benfica.

Corredor Cultural Benfica

O Corredor Cultural ocorre até dezembro. Foto: Divulgação

O projeto Corredor Cultural Benfica é uma realização da Universidade Federal do Ceará e tem apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Tem como um de seus objetivos, otimizar o uso do aparato cultural da região do Benfica, em benefício de toda a população. Dessa forma, gera oportunidades no campo social, formativo, econômico e cria também novas oportunidades para que artistas locais possam encontrar seu espaço, por meio da programação diversificada e pensada de forma eclética.

Segundo afirmou a Coordenadora Social e Marketing Social para a Rádio Verdes Mares, Simone Faustino, o evento surgiu também a partir de uma demanda antiga da população local, que sentia falta de atividades e não queria que o bairro morresse nos finais de semana. Por ser uma localidade com atividades prioritariamente universitárias, estas que costumam ocorrer em sua maioria, durante a semana. Dessa forma, de acordo com ela, a exemplo da Avenida Paulista, em São Paulo, que é fechada aos domingos, o projeto quer fazer com a Avenida da Universidade e arredores uma iniciativa semelhante, diversificando dessa forma, o público que frequenta o Bairro Benfica.

Serviço

Contando com esta edição do último domingo, 16, ao todo serão quatro edições, de setembro a dezembro de 2018. Acompanhe o projeto e confira a programação completa no site:

http://www.corredorculturalbenfica.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php