O verdadeiro retrato de uma “loser”

Por Letícia Serpa

O filme “Sierra Burgess é uma Loser” não deixa de ser um clichê, ao retratar a vida escolar de uma adolescente anti-social que se apaixona pelo garoto bonito do time de futebol. Porém, esse tema é tratado de uma forma completamente inovadora e diferente.

O longa, produzido por Ian Samuels e com roteiro de Lindsay Beer, conta a história de Sierra, uma menina com traços longe de estarem dentro do estereótipo feminino, que vive escondida dos holofotes da escola e é extremamente inteligente, sendo considerada uma nerd. Ela tem um único melhor amigo, Dan, e sofre bullying da garota mais popular do colégio, Veronica. Sua mãe é linda, bem-sucedida e trabalha como coaching para pessoas com baixa auto-estima. Seu pai é escritor e também muito inteligente, assim como a filha.

Em um dado momento do filme, Sierra recebe uma mensagem aleatória de Jamey, um garoto nada popular, que joga no time de futebol. O atleta conversa com ela pensando ser Veronica. A menina, por ainda não saber disso, continua falando com Jamey e se interessa o suficiente para insistir no relacionamento, mesmo depois de descobrir que ele pensa estar falando com outra pessoa. Sierra acaba se aproximando de Veronica e se passando por ela para continuar falando com Jamey. O filme tem várias reviravoltas e um final um tanto inusitado.

Assuntos discutidos

Alguns pontos abordados no longa são importantes de serem destacados. A  autoaceitação de Sierra, a garota em nenhum momento emagreceu ou tentou ficar mais “bonita” para conseguir conquistar Jamey. Veronica, mesmo passando a imagem de garota popular malvada, sofre bastante com problemas em casa em relação ao padrão de beleza imposto pela mãe. A inclusão social retratada no filme, com Dan, amigo de Sierra, sendo negro e gay, e Jamey tendo um irmão mais novo com surdez. Além disso, a fotografia de cores frias e a trilha sonora do filme dão ao longa uma identidade única.

Confira o trailer abaixo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php