Power Rangers completa 25 anos

Por Thomás Regueira

Na última terça-feira, dia 28, a franquia de super-heróis Power Rangers, criada por Haim Saban, completou 25 anos desde sua estreia em 1993, com a icônica temporada “Mighty Morphin Power Rangers”. A série surgiu como uma adaptação da franquia de heróis japoneses “Super Sentai” com influências ocidentais, mudanças no roteiro e na escolha de personagens.

O enredo é baseado na vida de um grupo de heróis, os rangers, que lutam usando armaduras, cada uma de uma cor diferente. Cada um tem uma identidade como uma pessoa normal, quando precisam lutar contra os vilões, utilizam um dispositivo para “morfar” nos Power Rangers. Juntos, eles protegem o planeta dos inimigos e monstros malignos, os enfrentando em lutas corpo-a-corpo ou pilotando um mecha gigante, o Megazord.

No Brasil, a série foi exibida nos canais Fox Kids, Jetix, Disney XD, Nickelodeon e Rede Globo. Atualmente está licenciada para a Rede Bandeirantes e Cartoon Network. Todas suas temporadas também estão disponíveis no serviço de streaming Netflix.

O Começo (1993)

“Mighty Morphin Power Rangers”. Fonte: reprodução.

A primeira temporada de Power Rangers, Mighty Morphin Power Rangers, é considerada pela maioria dos fãs como uma das melhores temporadas. O grupo de rangers era composto por Jason (Austin St. John), o vermelho; Zack (Walter Jones), o preto; Billy (David Yost), o azul; Trini (Thuy Trang), a amarela; e Kimberly (Amy Jo Johnson), a rosa. Juntos, liderados pelo mago Zordon, eles lutam contra a vilã Rita Repulsa e os monstros enviados por ela para tentar destruir e dominar a Terra.

No decorrer da série, surge um novo ranger, Tommy Oliver (Jason David Frank), o verde. A princípio é aliado de Rita porque estava sob um feitiço, mas depois se liberta e se torna o ranger branco. Tommy aparece em outras temporadas de Power Rangers, tanto como ranger branco, vermelho e também preto, se tornando o personagem mais lembrado de toda a franquia.

Foram produzidos dois filmes com o elenco dessa temporada. O primeiro foi “Mighty Morphin Power Rangers: The Movie” (título em inglês, 1995), no qual a proposta era de ser um longa metragem da série, e “Turbo: Power Rangers 2”, no qual aparecem Jason e Kimberly de Mighty Morphin.

Compra dos direitos pela Disney (2001-2010)

“Power Rangers: Tempestade Ninja”. Fonte: reprodução.

Em 2001, a Saban Entertainment, empresa criadora e produtora da franquia, estava enfrentando problemas financeiros durante a exibição de “Power Rangers: Força do Tempo”, o que resultou na venda dos direitos autorais para a Walt Disney Companhy.

A partir de 2002, na temporada “Power Rangers: Tempestade Ninja”, a série começou a ser produzida pela Disney, com filmagens na Nova Zelândia ao invés dos Estados Unidos. Isso se perpetuou até 2010 com “Power Rangers: RPM”, quando Saban conseguiu recomprar a franquia.

Power Rangers Atualmente (2010-Hoje)

“Power Rangers, o Filme”. Fonte: reprodução.

Depois que a Saban readquiriu os direitos autorais de Power Rangers,  foi firmada uma parceria com o canal de TV Nickelodeon, que exibiu algumas temporadas, como “Power Rangers: Samurai” e “Power Rangers: Megaforce”.

Em Maio de 2017, estreou o terceiro filme “Power Rangers, o Filme”. O longa foi baseado na primeira temporada da série e conta com os mesmos personagens, porém com atores diferentes. Neste mês, foi divulgado que haverá uma continuação do filme.

Neste ano, a empresa de brinquedos e jogos Hasbro comprou os direitos autorais e, a partir de 2019, vai comandar toda a produção relacionada à franquia. Já foi anunciado que haverá uma nova temporada e a Hasbro prometeu a produção de novos filmes.

Episódios especiais

Durante a temporada de “Power Rangers: Super Megaforce” (2014) foi ao ar um episódio que continha uma cena na qual todas as gerações de Power Rangers se reúnem e lutam juntas. Confira:

Uma cena que marcou a infância de muitos foi durante “Power Rangers: Força Animal” (2002). Em um um episódio, todos os rangers vermelhos das temporadas exibidas até então se reuniram e lutaram em conjunto.

E como homenagem aos 25 da franquia, o “ranger lendário” Tommy Oliver faz uma aparição especial na temporada mais recente da série: “Power Rangers Super Ninja Steel”. No episódio, ele utiliza um “morfador” no qual lhe permite se transformar em suas versões antigas de rangers.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php