Mamilos, uma voz para debate

Por Melissa Carvalho

“Construir pontes é mais importante do que provar pontos” é como começa uma das discussões dos episódios do Mamilos, podcast apresentado pelas publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis. Esse é um ideal do podcast, que defende o “Jornalismo de peito aberto” e debate polêmicas com respeito e empatia. No ar desde novembro de 2014, o Mamilos surgiu após a participação das duas apresentadoras em episódio do “Braincast 129”. O podcast é apresentado pelo portal “Brainstorm9” (B9) e já conta com 157 episódios. Mais de 350 mil pessoas são ouvintes mensais do Mamilos.

Juliana Wallauer e Cris Bartis, apresentadoras do Mamilos. Foto: reprodução.

As apresentadores trabalham em agências publicitárias em paralelo com suas atividades no Mamilos. Os episódios são gravados durante o tempo livre e até em horário de almoço. As “Tetas” são as discussões que acontecem em cada edição. Os temas são tabus, pautas na atualidade e até questões políticas. Aborto, sexo, depressão e relacionamento abusivo, já foram foco dos debates das publicitárias. Os A preparação de cada episódio envolve dedicação e muito estudo, apesar das gravações serem encaixadas durante a corrida rotina de Wallauer e Bartis.

Em cada episódio, especialistas e autoridades dão voz ao Mamilos, junto às apresentadoras no assunto discutido. O podcast é gravado em São Paulo e alguns participantes são de outros locais do país, fazendo com que a participação seja à distância, através de áudios ou e-mails que são lidos por alguém da produção. Wallauer e Bartis palestram pelo país, discutindo assuntos polêmicos fora do estúdio de gravação.

Apesar dos temas difíceis, o podcast discute com humor leveza e seriedade. O Mamilos também abre espaço para os “mamileiros”, como são chamados os ouvintes. As mensagens enviadas pelos espectadores são lidas no final dos episódios, sendo respondidas durante as gravações.  

Aborto

O episódio #156 foi fruto da convocação de uma audiência pública para ouvir especialistas na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442, para requerer a descriminalização do aborto até a 12ª semana da gravidez. A convocação feita pela ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, gerou polêmica e se transformou em pauta do Mamilos. O episódio contou com a presença do mestre em Filosofia e autor do livro “Contra o Aborto”, Francisco Razzo, e o doutor em Ciências da Saúde, Denis Cacique, para o debate. Durante o episódio, a apresentadora, Juliana Wallauer, esclareceu que a intenção era discutir as nuances do assunto e não militar pela causa. Apesar de acreditar na validade da militância, esse não é um dos ideais do Mamilos. Argumentos foram questionados e ideias expostas sobre a questão do aborto.

Sexoterapia

“Vem sem vergonha, vem de peito aberto” é a frase que inicia o episódio #152 do Mamilos. O episódio especial para o dia dos namorados falou sobre sexo. Rotina, orgasmo e desejo, são alguns dos temas pautados durante o episódio. Com humor e leveza as apresentadoras discutiram sobre sexualidade com a psicóloga e educadora sexual, Ana Canosa, e o fundador da Prazerele,  Cláudio Serva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php