Mamilos, uma voz para debate
Por Melissa Carvalho
“Construir pontes é mais importante do que provar pontos” é como começa uma das discussões dos episódios do Mamilos, podcast apresentado pelas publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis. Esse é um ideal do podcast, que defende o “Jornalismo de peito aberto” e debate polêmicas com respeito e empatia. No ar desde novembro de 2014, o Mamilos surgiu após a participação das duas apresentadoras em episódio do “Braincast 129”. O podcast é apresentado pelo portal “Brainstorm9” (B9) e já conta com 157 episódios. Mais de 350 mil pessoas são ouvintes mensais do Mamilos.

As apresentadores trabalham em agências publicitárias em paralelo com suas atividades no Mamilos. Os episódios são gravados durante o tempo livre e até em horário de almoço. As “Tetas” são as discussões que acontecem em cada edição. Os temas são tabus, pautas na atualidade e até questões políticas. Aborto, sexo, depressão e relacionamento abusivo, já foram foco dos debates das publicitárias. Os A preparação de cada episódio envolve dedicação e muito estudo, apesar das gravações serem encaixadas durante a corrida rotina de Wallauer e Bartis.
Em cada episódio, especialistas e autoridades dão voz ao Mamilos, junto às apresentadoras no assunto discutido. O podcast é gravado em São Paulo e alguns participantes são de outros locais do país, fazendo com que a participação seja à distância, através de áudios ou e-mails que são lidos por alguém da produção. Wallauer e Bartis palestram pelo país, discutindo assuntos polêmicos fora do estúdio de gravação.
Apesar dos temas difíceis, o podcast discute com humor leveza e seriedade. O Mamilos também abre espaço para os “mamileiros”, como são chamados os ouvintes. As mensagens enviadas pelos espectadores são lidas no final dos episódios, sendo respondidas durante as gravações.
Aborto
O episódio #156 foi fruto da convocação de uma audiência pública para ouvir especialistas na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442, para requerer a descriminalização do aborto até a 12ª semana da gravidez. A convocação feita pela ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, gerou polêmica e se transformou em pauta do Mamilos. O episódio contou com a presença do mestre em Filosofia e autor do livro “Contra o Aborto”, Francisco Razzo, e o doutor em Ciências da Saúde, Denis Cacique, para o debate. Durante o episódio, a apresentadora, Juliana Wallauer, esclareceu que a intenção era discutir as nuances do assunto e não militar pela causa. Apesar de acreditar na validade da militância, esse não é um dos ideais do Mamilos. Argumentos foram questionados e ideias expostas sobre a questão do aborto.
Sexoterapia
“Vem sem vergonha, vem de peito aberto” é a frase que inicia o episódio #152 do Mamilos. O episódio especial para o dia dos namorados falou sobre sexo. Rotina, orgasmo e desejo, são alguns dos temas pautados durante o episódio. Com humor e leveza as apresentadoras discutiram sobre sexualidade com a psicóloga e educadora sexual, Ana Canosa, e o fundador da Prazerele, Cláudio Serva.