Behind the Front: 20 anos de estreia para o sucesso

Por Letícia de Medeiros

Álbum de estreia do Black Eyed Peas. Foto: Reprodução

O álbum de estreia do grupo musical Black Eyed Peas, “Behind the Front”, completou 20 anos este ano. Porém, o disco não teve uma ascensão tão grande quanto seus outros álbuns durante sua carreira. Ainda assim, não deixou de estar no 38º lugar nas paradas da UK Charts de 1998.

Com 16 faixas, na época, o álbum fez o grupo ficar conhecido por trazerem uma identidade mais positiva e alegre para o hip-hop, assim como diz o review do site especializado em música, AllMusic. Além disso, o review cita sobre o fato de BEP (como também é conhecido o Black Eyed Peas) fazer críticas sociais para os chamados “MC’s hardcores”. Diferente dos cantores de hip hop da época,  a banda não sentia a necessidade de expor uma ideia de ostentação em suas músicas. Essa situação fica evidente, principalmente, na faixa Fallen Up“.

O primeiro single do grupo, “Joints & Jam”, recebeu uma versão remix e está presente no quinto álbum de estúdio, “The E.N.D”. A música ficou na posição #53 das paradas da UK Charts do mesmo ano de lançamento do álbum.

Sobre o grupo

Fergie saiu da banda para se dedicar à carreira solo. Foto: Reprodução

Formado em Los Angeles, Califórnia, em 1995, The Black Eyed Peas é um grupo que mixa Hip-Hop, R&B e eletrônica. A banda começou por Will.I.Am, Apl.de.ap, Taboo e, em 2002, Fergie entrou para o grupo. A partir de “Where Is The Love?”, seu primeiro single mundial, do álbum Elephunk, de 2003, o grupo vendeu mais de 35 milhões de álbuns e 41 milhões de singles.

Em 2009, o grupo se tornou um dos 11 artistas a colocar singles em primeiro e segundo lugar, simultaneamente, na Billboard Hot 100, com suas canções “Boom Boom Pow” e “I Gotta Feeling” do álbum “The E.N.D”. A banda tem mais de cinco álbuns de estúdio e duas turnês mundiais.

No dia 6 de julho de 2011, após o fim da The END World Tour, sua última turnê, o grupo anunciou no Twitter que iria dar uma pausa na carreira, assim como foi feito entre 2005 e 2009. Porém, eles disseram que não iam parar de criar.

Em 2017, foi anunciada a saída de Fergie, porque a artista ia focar em sua carreira solo. No entanto, ninguém entrou no seu lugar, permanecendo assim os três que começaram o grupo musical: Will.I.Am, Apl.de.ap e Taboo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php