5+ curiosidades sobre o Dia dos Namorados

Por Yasmim Rodrigues

O Dia dos Namorados, ou dia de São Valentim, é comemorado no dia 14 de Fevereiro na maior parte do mundo. No Brasil, por questões comerciais, o publicitário João Dória estabeleceu a data visando melhorar as vendas do mês de Junho. Por isso, escolheu o dia anterior ao dia do Santo Casamenteiro, Santo Antônio.

A data especial é comemorada no dia 12 de Junho. Além de presentes, corações decorativos e rosas vermelhas, o Dia dos Namorados traz diversos sentidos pouco conhecidos pela maioria das pessoas. Pensando em trazer mais significado para essa data tão representativa, o JornalismoNIC listou cinco curiosidades sobre o Dia dos Namorados:

O Dia de São Valentim

“O bispo romano Valentim continuou a celebrar os casamentos, as cerimônias eram realizadas em segredo”. Foto: Reprodução

Originalmente comemorado no dia 14 de Fevereiro, o dia de São Valentim originou-se na Alta Idade Média, quando o imperador Cláudio II proibiu a realização de casamentos em seu império, visando a obtenção de um forte exército. Ele  acreditava que os jovens que não tivessem famílias se alistariam no exército com mais facilidade.

Porém, o bispo romano Valentim continuou a celebrar os casamentos, mas as cerimônias eram realizadas em segredo. O bispo foi descoberto e condenado à morte no dia 14 de Fevereiro de 270.

A origem da expressão “Your Valentine

Enquanto o bispo estava preso, muitos bilhetes eram jogados para ele dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre esses jovens, estava Astérias, filha do carcereiro que conseguiu permissão para visitar Valentim.

Os dois se apaixonaram e a jovem, que era cega, recuperou sua visão milagrosamente. O bispo apaixonado escreveu uma carta para Astérias, a qual assinou com “De seu Valentim”. Assim, teve origem a expressão utilizada por apaixonados até os dias de hoje.

Por que rosas vermelhas?

As rosas vermelhas eram as preferidas da Deusa romana Vênus, ou Afrodite, para os gregos, a deusa do amor. Assim, as flores foram consideradas as flores do amor. Além disso, as rosas vermelhas carregam um significado ligado fortemente ao amor e à paixão.

O vermelho é uma cor quente, capaz de despertar intensas sensações. Estimula a elegância, o requinte, a paixão, a conquista e a liderança. As flores vermelhas também simbolizam respeito e devoção pela pessoa amada, tornando-se um sinal de amor.

Lendas do Dia dos Namorados

O casal pode continuar unido para sempre. Foto: Reprodução

Na William & Mary, nos Estados Unidos, fundada antes da Revolução Americana, existe uma ponte chamada Crim Dell. A lenda diz que, se um casal trocar um beijo enquanto estão na ponte, eles ficarão juntos para sempre.

Algo muito parecido acontece na Universidade de Richmond. Porém, se após o beijo, alguém pular no lago, o encanto pode se inverter. A crença é tão forte que muitos alunos entram no lago.

Já na Universidade de Carthage, também nos Estados Unidos, as declarações de amor são feitas sob uma enorme pedra. Se você quiser que o namoro dure para sempre, é necessário dar um toque artístico à pedra, que já se encontra muito marcada por casais apaixonado.

Por fim, na Universidade de Miami, a lenda diz que se um casal se beijar embaixo do arco de Upham à meia noite, enquanto o arco ainda estiver aceso, ele se casará e permanecerá unido para sempre.

A história de amor que superou o tempo

A casa de Julieta também é onde são coladas nos muros milhares de cartas. Foto: Alisdair Macdonald / Rex Features

A história do amor de Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare, em 1597, inspira milhares de pessoas até os dias de hoje. Em Verona, cidade italiana onde se passa a trama, há hoje a Casa di Giulietta, ou simplesmente, Casa de Julieta em Verona. Turistas de todas as partes do mundo se permitem viver um pouco da história.

A casa pertencia a uma família chamada “Dal Cappelo”, que seria equivalente à “Capuleto”, sobrenome da personagem principal do romance shakespeariano. No local, há uma estátua de bronze de Julieta. Uma lenda conta que, quem tocar o seio direito da estátua, terá felicidade no casamento.

Na casa de Julieta também são coladas milhares de cartas destinadas a ela, principalmente no Dia dos Namorados. São cartas, na maioria das vezes, de jovens apaixonados que passaram por ali.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php