Documentário mostra estética do nazismo

Por Letícia Serpa

Capa do filme Arquitetura da Destruição. Foto: reprodução

Adolf Hitler, líder do regime nazista alemão, foi responsável por mandar à morte milhares de judeus, miscigenados, deficientes físicos e mentais. Porém, esse grande inimigo civil de vários países da Segunda Guerra Mundial possui outra fase. É que mostra o documentário histórico “Arquitetura da Destruição”, um Hitler que preza pela arte. Contudo, o conceito desta palavra concebido por ele influenciou diretamente a ideologia nazista.

Desde os seus 18 anos, Hitler se interessava por diretores de teatro, pintores, artistas clássicos e sonhava em também se tornar um famoso artista no pós-guerra. Por isso, além de criar toda uma ideologia que influenciou a mente dos alemães entre 1933 e 1945, o líder nazista foi responsável por dar vida aos uniformes militares e por implementar a suástica como símbolo do nazismo.

Por causa do seu interesse pela arte, a concepção criada por Hitler tinha que ser seguida a rigor. A “purificação alemã” era a ideia do ditador de excluir raças, consideradas por ele, inferiores, como os judeus e miscigenados. Adolf, portanto, abominava a Arte Moderna, por se tratar de uma expressão que trazia consigo o retrato do considerado “feio”.

Em um momento do filme, em que há a gravação de um dos discursos de Hitler, o ditador fala que “precisamos criar um novo homem para que nossa raça não sucumba ao fenômeno da degeneração típica dos tempos modernos”, o que deixa explícita a sua ideologia de raça pura.

Outro fato citado no documentário, é a narração do filme Opfer der Vergangenheit (Vítima do Passado,  em tradução livre do alemão) criado em 1937, que fala a respeito de manicômios e sobre o fato de pessoas com doenças mentais serem consideradas inferiores aos outros humanos, como isso era contagioso e poderia afetar o futuro da nação alemã.

O longa narrado por Rolf Arsenius e Sam Gray, foi lançado na Suécia em 1989 e produzido e dirigido pelo cineasta sueco Peter Cohen. É considerado um dos melhores estudos sobre o nazismo e trata a Alemanha nazista, ou III Reich, de forma bruta e severa, assim como realmente foi. Confira o trailer abaixo:

 

Ficha Técnica:

Título: Arquitetura da Destruição

Ano: 1989

Direção: Peter Cohen

Duração: 118 minutos

Gênero: Documentário Histórico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php