Gayle Forman, uma voz para os jovens

Por Melissa Carvalho

Jornalista e escritora, Gayle Forman é um dos nomes da literatura YA (young adult). Esse subgênero literário é direcionado para jovens adultos, entre 12 e 18 anos, mas  também tem atraído a atenção do público mais velho ao retratar temas, como  suicídio, relacionamentos amorosos, ficção e bullying. Ao longo de sua trajetória, vemos a escritora se destacar ao discutir sobre esses assuntos. Forman nasceu na Califórnia, iniciou sua carreira dentro do jornalismo escrevendo artigos para a Revista Seventeen, ligados à problemática juvenil. Depois passou a colaborar em outros veículos, como Details, Cosmopolitan Magazine, Elle Magazine, entre outros.

Gayle Forman mora no Brooklyn, em Nova York, com o marido Nick Tucker e suas duas filhas. Sua história como escritora começou em 2002, quando realizou uma viagem ao redor do mundo com seu marido. Todas as experiências e sensações de Forman, durante esse período de descoberta, serviram de inspiração para o seu primeiro livro. O diário de viagem You can’t get there from here: a year on the fringers of a shrinking world” (“Você não pode chegar lá a partir daqui: um ano à margem de um mundo cada vez menor”), foi lançado em 2005 e marcou o início da carreira da escritora que já ganhou prêmios, como o Brithsh Fantasy Award, em 2010.

Escritora Gayle Forman falando sobre seu novo livro, “Leave me” (“Quando eu parti”). Foto: reprodução.

“If I stay” (“Se eu ficar”), publicado em 2009, foi o livro que impulsionou a carreira de Forman, se consagrando no 1° lugar na lista de best sellers do New York Times na categoria de ficção jovem adulta. A obra foi considerada um dos melhores livros juvenis do ano pela Amazon e pela Publishers Wekly no ano de lançamento e, em 2014, a obra foi adaptada para o cinema pela Summit Entertainment. A continuação da história, intitulada como “Where she went” (Para onde ela foi), foi publicada em 2011. Seu último livro, “Leave me” (“Quando eu parti”), é também seu primeiro romance adulto. Gayle Forman já escreveu oito livros e uma novela.

“If I stay” (“Se eu ficar”)

Gayle Forman, 47, durante lançamento da adaptação cinematográfica de “I if stay” (“Se eu ficar”). Foto: reprodução.

A história gira em torno de Mia, uma violoncelista de 17 anos, que cresceu em um lar amoroso e apaixonado por rock. A jovem sempre foi meio introspectiva e nunca se encaixou no estilo dos pais, que sempre a apoiaram. Durante um passeio com os pais e o irmão, Teddy, em um dia de neve, acontece um acidente grave. Mia entra em coma, mas consegue ouvir e ver tudo o que acontece, como se estivesse fora do seu corpo. Dessa forma, consegue ver a morte da família. O enredo é envolvente e Gayle Forman nos deixa apaixonados pelos personagens, mesmo sabendo do fim trágico que estão destinados. Mia precisa escolher entre a vida e a morte. A opção de continuar sem seus pais e Teddy a apavora, mas ainda está ligada a Adam, seu namorado, cantor de uma promissora banda de rock local. Os dois tem uma intensa relação, o que faz Mia se questionar se vale a pena ficar.

“Where she went” (“Para onde ela foi”)

O livro é uma continuação de “If I stay” (“Se eu ficar”) e acontece três anos após o acidente. A história é contada por Adam e mostra uma perspectiva totalmente diferente. Mia consegue se recuperar do coma, conquista uma vaga para estudar música e segue sem “olhar para trás”, mas os traumas ainda a perseguem. Adam passa um período sofrendo com a partida de Mia e, durante esse tempo, se dedica a composição de músicas para a sua banda. O material produzido formou o álbum que transformou o grupo em um sucesso, fazendo de Adam uma estrela do rock. A história se torna intrigante por causa da personalidade de Adam, mostrando os efeitos do que aconteceu no primeiro livro em cada um dos personagens principais.

“Leave me” (“Quando eu parti”)

O livro conta a história de Maribeth, editora de uma revista, mãe de dois filhos, casada com Jason e adotada, que sofre um infarto causado pela correria da rotina. Acaba sendo necessário a realização de duas cirurgias, que acabam deixando a personagem de repouso. Quando o marido nem a mãe de Maribeth conseguem realizar as atividades cotidianas, a personagem decide ir embora. Algumas peças de roupa, uma quantia em  dinheiro, uma passagem de trem e o celular desligado, levam Maribeth à partir em busca do seu passado.

Confira todas as obras de Gayle Forman:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php