5+ grupos femininos de K-Pop

Por Alessandra Baldessar

A Hallyu – “Onda Coreana”, termo traduzido do próprio coreano –  vem se consolidando há duas décadas. Mas o K-Pop, em particular, se tornou cada vez mais visível para o público global nos últimos dez anos. Artistas sul-coreanos alcançaram a lista da Billboard Hot 100 pelo menos oito vezes, desde que o grupo feminino Wonder Girls se classificou, em 2009, com seu hit “Nobody” – lançado em quatro idiomas diferentes, incluindo o inglês. A exportação do K-Pop tornou a indústria fonográfica do país no valor de $5 bilhões de dólares.

Grupo de k-pop, “Wonder Girls”. Foto: Reprodução

No último domingo (20), BTS, um dos grupos masculinos mais influentes da atualidade, se tornou o primeiro artista de K-Pop a performar no palco do Billboard Music Awards (cerimônia de premiação que honra os artistas, vídeos e músicas mais populares do ano), em Las Vegas. Eles apresentaram seu novo single, “Fake Love”. O grupo também ganhou, pela segunda vez, o prêmio de “Melhor Artista em Redes Sociais”, categoria votada por fãs na internet.

Confira os maiores nomes femininos do K-Pop atual:

Twice

Formado em 2015 por meio do reality show “Sixteen”, o grupo é composto por nove membros: Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu. As nove meninas debutaram com o mini-álbum de enorme sucesso “The Story Begins” e a faixa-título “Like OOH-AHH”. O videoclipe da música tem 230 milhões de visualizações e é um dos vídeos de estréia mais vistos do K-Pop.

Twice é um dos grupos do gênero mais bem sucedidos e mais vendidos de todos os tempos. Seu single mais recente, “What is Love?”, foi lançado em 9 de abril. O videoclipe conta com mais de 110 milhões de visualizações no Youtube. Sua fanbase oficial é chamada once (uma vez, em inglês), trocadilho com o nome do grupo, que é traduzido literalmente como “duas vezes”.

 

Black Pink

Black Pink estreou oficialmente em 8 de agosto de 2016, com o mini-álbum “Square One”, e é o primeiro grupo feminino, após 7 anos desde o 2NE1, a estrear sob a YG Entertainment, uma das maiores empresas de entretenimento da Coreia do Sul. O grupo é formado por quatro membros: Jennie, Jisoo, Rose e Lisa, que é a primeira artista não coreana da empresa.

Os quatro singles de estreia de Black Pink pegaram o primeiro lugar na parada da Billboard World Digital Songs, sendo os mais rápidos a alcançar o feito. O grupo foi o terceiro artista coreano a ocupar as duas primeiras posições depois do solista Psy (“Gangnam Style”) e do grupo masculino BIG BANG (“Bang Bang Bang”). Seus fãs, chamados de blinks, aguardam o próximo single do grupo, previsto para junho deste ano.

 

Girls’ Generation

Considerado o “grupo da nação” pelos sul-coreanos, Girls’ Generation é uma “realeza” do K-Pop. Anteriormente, um grupo de nove membros, as oito mulheres do grupo, a maioria já perto dos 30 anos, ainda encantam a Coreia do Sul com suas músicas. Confirmando o nome do grupo, Taeyeon, Tiffany, Sooyoung, Seohyun, Yoona, Yuri, Hyoyeon, Sunny e a ex-integrante, Jessica Jung, abriram espaço para outras gerações de grupos femininos no K-Pop, quando, em 2009, o animado “Gee” se tornou o hit do país.

Embora elas estejam focadas em suas próprias carreiras – algumas, inclusive, como solistas – o Girls’ Generation não mostra nenhum sinal de desaceleração: os primeiros lugares em rankings de popularidade são sempre do grupo. Seu último álbum, “Holiday Night”, foi lançado em agosto do ano passado, em comemoração aos dez anos do grupo.

 

Red Velvet

Formado pela S.M. Entertainment em 2014, Red Velvet é um grupo composto de cinco membros: Irene, Seulgi, Wendy, Joy e Yeri, que se juntou a elas no ano seguinte. Desde que debutou, o grupo alcançou um notável sucesso e reconhecimento pelo single “Happiness”, ganhando atenção por sua música e dança singulares.

Em cerimônias sul-coreanas de música, Red Velvet já recebeu mais de treze prêmios, incluindo melhor coreografia, melhor música e melhor performance de grupo feminino, além de três de melhor artista revelação logo após sua estreia. Elas também fizeram uma participação especial na novela coreana “Descendentes do Sol”, em 2016, ao performar seu hit “Dumb Dumb”.

 

GFriend

Apresentando vocais poderosos e visuais únicos, o sexteto foi formado em 2015, sob a Source Music, e conta com Sowon, Yerin, Eunha, Yuju, SinB e Umji como membros. Apesar de ter vindo de uma pequena empresa, GFriend ganhou vários prêmios de artista revelação no ano de sua estreia. Desde então, o grupo lança músicas que agradam aos apreciadores de conceito “fofo”, sempre, porém, com coreografias conhecidas por sua agilidade ou dificuldade.

No final de 2016, o YouTube revelou os dez videoclipes de K-Pop mais amados pelos sul-coreanos: “Rough” e “Navillera”, dois de seus maiores sucessos, ficaram em segundo e décimo lugar, respectivamente, na lista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php