Arctic Monkeys lança álbum inédito

Por Letícia Serpa

Depois de cinco anos sem novas produções, a banda britânica “Arctic Monkeys” divulga, nesta sexta-feira (11), seu sexto álbum consecutivo, Tranquility Base Hotel & Casino”, com 11 canções inéditas. O novo trabalho do grupo traz músicas de estilo pouco parecido com o indie rock (principal gênero da banda). Contudo, a mudança de caráter dos discos não é algo tão espantoso para os fãs, pois o conjunto costuma alternar entre as vertentes do rock alternativo, como o rock de garagem e o post-punk revival. Porém, no novo disco, o grupo fugiu um pouco do usual, o que pode ter causado certa estranheza aos ouvintes.

A primeira faixa do CD, “Star Treatment”, em que o vocalista fala, no verso inicial da música, sobre sua admiração pela banda The Strokes, com a frase, “I just want to be one of the Strokes” (“Eu só queria ser um dos Strokes”), traz uma mistura de estilos novos, como o jazz clássico e o pop barroco, raramente utilizados pelo grupo anteriormente. A segunda canção, “One Point Perspective”, tem uma melodia um tanto clássica para a banda, enquanto a terceira, “American Sports”, apresenta um toque de rock psicodélico. Já a sexta faixa “Four out of Five” é a composição que mais se assemelha às canções antigas do grupo. As outras sete músicas do disco também trazem uma diferenciação de musicalidade, como é o caso da música “She Looks Like Fun”, nona faixa do álbum, em que o conjunto utiliza melodias um tanto sombrias.

Confira o álbum na playlist abaixo:

 

História

Arctic Monkeys (da esquerda para direita: Alex Turner, Jamie Cook, Nick O’Malley e Matthew Helders). Foto: reprodução

A banda constituída por quatro integrantes, Alex Turner (vocal e guitarra), Jamie Cook (guitarra), Nick O’Malley (baixo) e Matt Helders (bateria), foi formada em 2002, nos subúrbios de Sheffield, na Inglaterra. O nome “Arctic Monkeys” foi extraído do grupo musical que o pai do baterista Matt Helders fez parte nos anos 1970.

O primeiro EP da banda,“Five Minutes with Arctic Monkeys”, foi lançado em maio de 2005. Porém, foi com o lançamento do segundo EP, “I Bet You Look Good On The Dancefloor”, que o grupo ocupou o primeiro lugar em vendas no Reino Unido. O primeiro álbum do conjunto, lançado em 2006, “Whatever People Say I am, That’s What I’m Not”, continua sendo, até os dias atuais, um dos discos mais vendidos do país nos últimos anos.

Em 2014, com o lançamento do álbum “AM”, o grupo ganhou o prêmio de melhor disco do ano na premiação “Brit Awards”. Além disso, o CD traz consigo a música “Do I Wanna Know”, que atingiu o 1º lugar na Billboard Alternative dos Estados Unidos e ajudou a estourar a banda para todo o mundo. Ademais, a música seria a continuação de outra canção do disco, intitulada de “R U Mine?”.

Alex Turner

Alex Turner. Foto: Reprodução

Além de liderar a banda como vocalista, o artista também é compositor das músicas mais famosas do grupo. Suas letras são únicas e bem criticadas por muitos artistas contemporâneos, como é o caso de Josh Homme, vocalista da banda “Queens Of The Stone Age”, que, numa entrevista à BBC6 Music, declarou que Alex “é um dos compositores mais talentosos que se tem por aí”.

The Last Shadow Puppets (da direita para a esquerda: Alex Turner e Miles Kane). Foto: reprodução

Contudo, o músico não participou apenas de “Arctic Monkeys”. Em 2008, Alex anunciou um projeto paralelo em parceria com Miles Kane, cantor da banda The Rascals, intitulado de “The Last Shadow Puppets”, que rendeu um disco lançado. Posteriormente, em 2014, outro álbum foi divulgado, em que a música mais famosa do dueto, “Miracle Aligner”, não chegou aos pés da popularidade das canções da banda inicial de Turner.  

Além disso, em 2011, Alex foi convidado para compor e cantar a trilha sonora do filme “Submarine”. Por se tratar de um drama, a maioria das músicas do longa trazem um certo tom melancólico, um pouco diferente do estilo do cantor. No entanto, o projeto solo teve uma ótima recepção dos fãs, com a música “It’s Hard To Get Around The Wind” sendo a canção mais famosa do álbum.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php