5+ pontos turísticos em Fortaleza

Por Letícia Serpa

A capital cearense comemorou, neste mês, 292 anos de tradição, história e vida. Para homenageá-la, o Jornalismo NIC separou os cinco maiores pontos turísticos da cidade. São lugares onde a arte, o conhecimento e a  regionalidade estão presentes a todo momento.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O cearense Chico de Matilde (1839-1914), jangadeiro e símbolo do movimento abolicionista no Ceará, também conhecido como Dragão do Mar, foi o personagem utilizado para dar nome ao complexo que hoje é considerado um dos principais centros culturais do Brasil.

Inaugurado em 1999, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), realiza eventos artísticos em seus vários espaços, tais como, o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, o Planetário Rubens de Azevedo, o Teatro Dragão do Mar, as Salas do Cinema do Dragão, o Anfiteatro Sérgio Mota, o Espaço Rogaciano Leite Filho, a Biblioteca Leonilson, o Auditório, as Multigalerias e a Praça Verde (onde ocorrem encontros e shows nacionais e internacionais). Em volta do Centro, os restaurantes, bares e casas noturnas agitam os fins de semana com música ao vivo, baladas, festas e muito mais.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Foto: Reprodução

Museu do Ceará

O museu que traz consigo a história do Ceará, têm exposições com temas permanentes, como os poderes constituídos, as revoltas populares, a religiosidade, a produção intelectual e a irreverência do cearense. É o destino certo para os interessados em  saber mais sobre a biografia da sua região. Neste lugar, também está presente a figura folclórica do Bode Ioiô, famosa por ser o mascote da Praça do Ferreira em Fortaleza na década de 20.

Museu do Ceará. Foto: Reprodução

Praia de Iracema

O aterro onde se apresentam grandes nomes da música. No local, também pode ser encontrado a estátua de Iracema, as recreações em volta da Praia, a orla que banha a Ponte Metálica, os turistas e moradores que passeiam pelo grande calçadão, os vendedores ambulantes que anunciam os preços dos seus produtos a todo instante, crianças andando de patins, bicicleta, skate e patinete, o Estoril, o Centro Cultural Belchior e o pôr-do-sol deslumbrante. Estes são alguns dos itens que compõem a famosa Praia de Iracema em Fortaleza, lugar de muita história, arte, boa culinária, música e diversão.

Ponte Metálica da Praia de Iracema. Foto: Reprodução

Mercado Central

Localizado no bairro Centro, em Fortaleza, o Mercado Central é especializado em produtos artesanais cearenses. No ano de 1998, o novo prédio do Mercado foi inaugurado e, hoje, possui 553 boxes, distribuídos em 5 pavimentos, onde se encontram artigos em couro, rendas, bordados, souveniers, bijuterias, entre outros artefatos. O espaço é perfeito para quem gosta de aproveitar itens em atacado, com um toque cearense artesanal em cada peça única.

Mercado Central. Foto: reprodução

Theatro José de Alencar

O teatro brasileiro, localizado em Fortaleza, guarda muitas memórias. Como referência artística e arquitetônica no país, o Theatro José de Alencar, foi inaugurado em 1910 e, desde então, recebe shows de vários artistas renomados, apresentações de dança e transporta arte para todas as idades. O lugar comporta até 800 pessoas e é um dos pontos turísticos mais visitados na capital.

Theatro José de Alencar. Foto: Reprodução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php