Design com rochas é tema de palestra na Unifor

  Por Layo Lucena

O curso de Administração da Universidade de Fortaleza (Unifor) promoveu, ontem (17/04), uma palestra sobre Design de Rochas. Ministrado pelo alemão Peter Becker, 60, editor-chefe do site Stone-Ideas.com, formado em comunicação pela Universidade de Berlin e mestrado em Mídia, psicologia e musicologia. O tema do evento era trazer os novos estilos de design com pedras vindos da Europa.

Carlos Rubens, presidente do Instituto Brasileiro da Rocha Ornamental (IBRO). Foto: Jâmia Figueirêdo.

Becker afirmou que “o design de produtos com rochas é uma coisa dominada pela Itália, mas é um mercado grande onde outros países com estilos próprios têm suas chances”. Segundo ele, o ramo tem mercado, mas faltam produtos razoáveis. O desafio é utilizar essas pedras e fazer novos produtos de uso diário.

Participante e apoiador do evento, geólogo, presidente do Instituto Brasileiro da Rocha Ornamental (IBRO) e do Sindicato da Indústria Mármores e Granitos do Estado do Ceará, Carlos Rubens, 63, falou também sobre o tema. “Temos que buscar a valorização da pedra e fazer diferente. Essa ação do Peter Becker se insere nesse contexto”.

O Ceará nesse cenário

O estado importa materiais para a Europa, porém ainda não entrou no mundo do Design de Rochas. De acordo com o palestrante, o Ceará tem boas possibilidades nesse ramo, pois tem grande tradição no artesanato e dispõe de matéria-prima em abundância.

Ricardo Eleutério, economista e professor da Unifor. Foto: Jâmia Figueirêdo.

Um dos apoiadores do evento, o economista e professor da Unifor, Ricardo Eleutério, 58, opinou que “o Ceará é o terceiro maior exportador de rochas ornamentais do Brasil, com a previsão de receita de 30 milhões de dólares”. Para Eleutério, o estado tem grande potencial de adicionar e gerar valor com o design. “É uma oportunidade de negócio que temos no mercado”, acrescenta o economista.

Elis Albuquerque, 50, designer de interiores, assistiu ao evento e gostou. “A palestra foi interessante, porque você começa a conhecer as possibilidades de design, não só da pedra, mas como fazer o design do objeto”. Segundo ela, o Ceará pode valorizar mais o matéria e não apenas vender para o exterior.

4º Fortaleza Stone Fair 2018

A palestra teve o objetivo de divulgar a 4º edição da Fortaleza Stone Fair (FBSF), que acontecerá de 18 a 20 de abril de 2018, no Centro de Eventos de Fortaleza. O evento será um encontro de produtores e comerciantes de pedras naturais. O Estado do Ceará é uma das regiões que mais tem se desenvolvido no assunto, pois dispõe de muitos recursos naturais, entre eles, os quartzitos, uma das pedras mais solicitadas em todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php