Unifor ganha troféu esportivo pelo décimo ano seguido

Por Layo Lucena

A Universidade de Fortaleza (Unifor) recebeu o prêmio Troféu Eficiência pelo desempenho na temporada de 2017 da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), que prestigia as principais universidades no cenário esportivo nacional em diversas modalidades. O Troféu Eficiência é um prêmio dado às dez melhores instituições de ensino superior que se destacam no esporte universitário na temporada.

A premiação é realizada desde 2008 com o objetivo de incentivar a prática de esportes no Brasil, contando com a participação de 800 instituições de ensino superior e cerca de 80 mil estudantes de todo o país em competições nacionais e internacionais. “Estamos há 10 anos no top 10, entre as 238 instituições de ensino superior dessa temporada, por causa da dinâmica que acontece aqui na Universidade de Fortaleza. É uma situação formatada, uma coisa gradual, que começou com um projeto, em 1990, e já contamos 10 projetos esportivos”, destacou o coordenador dos esportes na Unifor, Marcelo Viana, 49.

“Estamos há 10 anos no top 10, entre as 238 instituições de ensino superior dessa temporada, por causa da dinâmica que acontece aqui na Universidade de Fortaleza” (Marcelo Viana)

A universidade é premiada com esse troféu por 10 anos consecutivos. Pioneira no curso de Educação Física em Fortaleza, os atletas da Unifor têm cerca de cinco mil metros quadrados de área voltada para os esportes. O Parque Desportivo da Universidade de Fortaleza, que é um dos mais modernos do país, conta com estádio de futebol e atletismo, campo society, academia, quadras de tênis, futsal, basquete e uma piscina semiolímpica.

Prêmios Individuais

Letícia Monteiro venceu Alessandra Mecchi e é campeã nos Jogos Universitários Brasileiros (CBDU) -Foto: CBDU-Be Nice Films

Letícia Monteiro, estudante de nutrição da UNIFOR, irmã do também tenista atual número três do Brasil, Thiago Monteiro, venceu a Liga do Desporto Universitário (LDU) de tênis. Ela ganhou, também, o prêmio de melhor tenista feminina universitária no Brasil. A atleta, de 21 anos, conquistou a medalha de ouro após ganhar da paulista Alessandra Mecchi por 2 sets a 0, sendo a primeira medalha do estado do Ceará na categoria.

Prêmios em outras competições

 O vôlei feminino foi destaque na última temporada, porque ganhou quatro campeonatos e dois vices na Liga de Desporto, além de um terceiro lugar nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em 2017. As jogadoras do futsal têm resultados de campeãs, com quatro campeonatos conquistados em 2017. Os homens também têm conquistas: o basquete e o futsal terminaram em vice na liga regional.

“A última temporada foi muito boa, pois o time ainda está em formação, se maturando. É um time jovem, que está se formando, mas já conseguimos grandes resultados como o  vice lugar no Campeonato Cearense. Foi uma boa oportunidade para renovar o time, ter outro espírito, em relação ao time de 2016, porém não conseguimos vaga para disputar o nacional”, citou o atleta da seleção de futsal da Unifor, Luan Viana, 21.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php