5+ filmes dirigidos por mulheres

Por Lia Bruno

Na indústria cinematográfica, a direção de filmes é um campo dominado predominantemente pelos homens. As mulheres, quando os dirigem, quase nunca são reconhecidas ou louvadas. De acordo com o relatório mais recente da escola de Comunicação USC Annenberg sobre o assunto, apenas 4% dos mais de 1.000 filmes de maior bilheteria mostrados de 2007 a 2016 foram dirigidos por mulheres. 80% delas dirigiam apenas um dos 1.000 filmes, e nenhuma delas chegou a dirigir cinco ou mais. Pensando nisso, o Jornalismo NIC reuniu 5 dos mais famosos sucessos do cinema que foram estritamente dirigidos pelas mulheres. Confira:

O Diário de Bridget Jones

Baseado no bestseller de Helen Fielding, o longa, dirigido por Sharon Maguire, conta a história de Bridget Jones, uma mulher solteira de 32 anos que decide começar a escrever um diário como forma de controlar sua vida. O filme recebeu diversas críticas positivas, o que culminou em um sucesso mundial, arrecadando mais de US$ 280 milhões em todo o mundo. Mais tarde, duas sequências foram lançadas, todas dirigidas por Maguire.

 

Dr. Dolittle

Conhecida como uma das diretoras mais bem-sucedidas de Hollywood, Betty Thomas ficou famosa, principalmente por sua carreira como atriz, na qual ganhou um Prêmio Emmy por seu papel em Hill Street Blues. Logo após o sucesso, ela resolveu migrar para os bastidores, iniciando seu primeiro trabalho como diretora na televisão. Seus primeiros créditos incluem The Brady Bunch Movie, de 1995 e Private Parts, de 1997. Contudo, ela consolidou a carreira como diretora ao dirigir o remake de Dr. Dolittle, em 1998. O filme, estrelado por Eddie Murphy, conta a história de um veterinário que possui a capacidade comunicação com animais. O longa chegou a arrecadar cerca de U$ 300 milhões de dólares na época.

 

Olha Quem Está Falando

Dirigido e escrito por Amy Heckerling, o filme se tornou a quarta maior bilheteria de 1989 e um dos maiores sucessos de comédia da década de 1980. Protagonizado por John Travolta, Bruce Willis e Kirstie Allie, o longa conta a história de Mollie, uma mãe solteira que está à procura de um namorado confiável para ajudar na criação de seu filho pequeno. Contudo, seu filho, o pequeno Mickey, parece ter uma ideia melhor de qual dos namorados de sua mãe seria uma boa figura de pai. Entretanto, por ser um bebê, ele não pode expressar quem seria o namorado ideal para sua mãe.

 

A Proposta

Dirigido por Anne Fletcher, o filme conta a história de uma empresária bem-sucedida que enfrenta um problema com a imigração americana. Para se livrar da situação, a personagem de Sandra Bullock força um casamento falso com um de seus funcionários. Bem recebido pela crítica, “A Proposta” arrecadou mais de U$ 315 milhões e consolidou a carreira de Anne Fletcher em filmes de comédia.

 

Mulher Maravilha

Com os sucessos dos super-heróis, que governam as bilheterias nos dias de hoje, não é nenhuma surpresa que a “Mulher Maravilha”, de Patty Jenkins, tenha se tornado o filme de maior bilheteria de uma diretora feminina. O longa chegou a arrecadar mais de U$ 100 milhões apenas no Brasil. Além disso, Jenkins também foi a primeira mulher a dirigir um grande sucesso de super-heróis de estúdio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php