Descartar lixo nas praças de alimentação não é hábito comum

Por Lígia Grillo e Luiza Ester

Você costuma deixar a bandeja no local indicado quando come em uma praça de alimentação? Para a dona de casa Eliane Bandeira, 47, esse é um hábito comum. Ela afirma que sempre que faz suas refeições em praças de alimentação, descarta seu lixo e recolhe a bandeja. Contudo, essa não é uma prática exercida por todos. A reportagem ficou observando, por cerca de uma hora, consumidores em uma praça de alimentação de um shopping da capital cearense. Apenas cinco pessoas, dentre as 26 observadas, levaram suas bandejas até o cesto de lixo.

Para Eliane, esse hábito está associado à “falta de educação”. “Eu fico horrorizada quando ando nas ruas e vejo lixo, vejo o povo jogando as coisas do carro. Se eu como aqui, que é um ambiente gostoso e agradável, eu vou deixar o lixo aí?”, questiona. Ela ainda ressalta a importância de tratar os ambientes públicos como se fossem a sua própria residência. “Do jeito que eu organizo a minha casa, o ambiente onde eu moro, onde eu for, eu tenho o maior cuidado”, garante.

“Do jeito que eu organizo a minha casa, o ambiente onde eu moro, onde eu for, eu tenho o maior cuidado” (Eliane Bandeira)

Uma consumidora, de aproximadamente 37 anos, foi uma das que largaram sua bandeja e seus descartáveis em uma das mesas. Ao ser questionada, ela afirmou sempre recolher as sobras e levá-las ao lixo. Contudo, nesta situação em especial, não o fez por ainda estar sob efeitos de medicamentos tomados horas antes. “A gente nunca deixa mesmo, sempre tiramos a bandeja, mas é porque hoje eu estou um pouco dopada, lesada. Eu sempre deixo [no lugar certo]. Eu sempre peço para o meu marido ir deixar, mas hoje eu realmente vacilei”, lamentou.

A responsável pela limpeza e conservação da praça de alimentação do shopping, que foi utilizado na pesquisa, disse não poder falar sobre o assunto. Devido às normas do estabelecimento, eles não podem conceder entrevistas.

Confira as imagens feitas pela redação do Jornalismo NIC durante a tarde do último dia 26:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php