Projeto proporciona ginástica rítmica como estilo de vida

Por Lígia Grillo

A ginástica rítmica encanta a todos com seus elementos. O equilíbrio necessário para manusear a bola, a flexibilidade para o arco, a precisão das maças, a elasticidade para a corda e a leveza para as fitas transformam a ginasta em uma obra de arte viva. Na Universidade de Fortaleza (Unifor), o espaço oferecido é usado pelas alunas da Gym Life, uma escola de ginástica rítmica de Fortaleza. Para Ana Karoline Colares, dona da academia, a estrutura proporcionou melhores resultados nas competições.

Ana Karoline Colares, dona da academia. Foto: arquivo pessoal

Colares conta que a ideia de montar uma escola de ginástica rítmica em Fortaleza surgiu quando conversava com algumas colegas e percebeu que não existia nenhuma academia que se dedicasse a competições na cidade. Assim, surgiu a Gyn Life que, desde 2015, utiliza o espaço da Unifor para proporcionar oportunidades. “Quando locamos o espaço na Unifor, eu conheci o Projeto Movimente-se, que atende funcionários da própria universidade com atividades físicas a baixo custo. Levei o projeto para o [Setor de] Recursos Humanos  da universidade para estender o Movimente-se às filhas de funcionários. Hoje, atendemos 30 alunas que são filhas de funcionários da Unifor”, relata a proprietária.

O Projeto Movimente-se é administrado pelo RH da Unifor, onde o analista Igor Gomes atua. Ele conta que, dentro do projeto existem modalidades pagas e gratuitas, e o objetivo delas é fornecer o bem estar para quem as pratica. “A ginástica rítmica é a única modalidade que abrange a família. Os filhos dos funcionários utilizam o desconto. O objetivo dessa qualidade de vida é alcançar a família”, conta. “O Projeto Movimente-se beneficia funcionários não só no desenvolvimento físico, mas no emocional e no bem estar”, ressalta.

“O Projeto Movimente-se beneficia funcionários não só no desenvolvimento físico, mas no emocional e no bem estar” (Igor Gomes).

Para as professoras de ginástica rítmica da Gyn Life, Katlyne Freitas, 22, e Estela Braga, 25, o esporte é de suma importância para o desenvolvimento das atletas, tanto físico quanto pessoal. Assista.

 

Para chegar no nível de atleta profissional é preciso muita preparação. Thiago Danielle, 32, professor de educação física da Unifor, conta que é necessário fazer alongamentos antes de iniciar os exercícios. O profissional também explicou que o espaço proporcionado para o esporte pode mudar vidas e tirar algumas meninas de situações de risco trazendo-as para o mundo dos esportes. Confira no podcast algumas dicas do professor sobre o assunto.

 

Mesmo com a rotina pesada de treinamentos, as atletas da Gym Life não deixam de se divertir durante os treinos. Entre um intervalo e outro, elas aproveitam para praticar seus movimentos preferidos e contar um pouco sobre a paixão pelo esporte.

 

Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica é uma ramificação da ginástica que utiliza elementos corporais combinados com características de balé e dança teatral. As ginastas executam seus movimentos em harmonia com músicas e com o manejo dos cinco aparelhos da ginástica rítmica: o arco, a bola, a fita, as maças e a corda. A modalidade esportiva surgiu oficialmente em 1942, na União Soviética (atual Rússia), porém, já era praticada desde o final da Primeira Guerra Mundial, mas não dispunha de regras específicas e não tinha um nome determinado.

A modalidade mais comum entre as mulheres ganhou uma versão masculina em 1970, no Japão. Diferente das mulheres, o que prevalece nos exercícios masculinos é a exibição da força e da resistência, além do equilíbrio e agilidade que também é visto nas categorias femininas. Para os homens, o uniforme geralmente é composto de camiseta collant com calças ou short. Já para as mulheres, o uniforme é composto apenas pelo collant. Contudo, apesar do interesse masculino pelo esporte, não existem competições oficiais nesta categoria.

Federações

Com o crescimento do esporte no Brasil, foram criadas federações de ginástica rítmica em cada estado. Você pode conferir o endereço e informações sobre todas elas no mapa a seguir:

Serviço

Escola de ginástica rítmica Gym Life

Local: Ginásio da Unifor

Avenida Washington Soares, 1321 – Reitoria – Edson Queiroz, Fortaleza – CE, 60811-905

Mais informações: (85) 99168 6048

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *