Há 40 anos, Fleetwood Mac lançava seu álbum mais rentável

Por Letícia Feitosa

Não se esperava nada de inovador quando um grupo musical repleto de conflitos internos e movido a muita cocaína decidiu, em 1976, entrar em um estúdio. No entanto, o que parecia ser uma receita para o fracasso, rendeu à banda de rock anglo-americana, Fleetwood Mac, um de seus trabalhos mais aclamados pelo público e pela crítica. Há 40 anos, em 1977, foi lançadoRumors, considerado um dos melhores álbuns dos anos 1970.

Arte da capa de Rumors. Foto: reprodução

Crises

Na foto, da direita para a esquerda, Christine McVie, Stevie Nicks, Lindsey Buckingham, Mick Fleetwood e John McVie (em pé). Foto: reprodução

Antes da gravação do disco, o grupo havia se reformulado. A banda, surgida em 1967 em Londres, foi fundada pelo guitarrista Peter Green e, naquela época, fez sucesso com suas canções voltadas para o blues elétrico. Porém, devido ao uso excessivo de drogas, Green resolveu sair do grupo. Após um período, o baterista, Mick Fleetwood, e o baixista, John McVie, tentaram novas formações para o Fleetwood Mac. A esposa de John, Christine, se tornou a tecladista e, em 1974, o casal californiano, Lindsey Buckingham e Stevie Nicks, foi adicionado ao grupo, fazendo com que a banda voltasse aos trilhos.

Em 1975, foi lançado o 10º álbum de estúdio da banda, intitulado “Fleetwood Mac”. Esse foi o marco para uma nova fase do grupo, e o disco atingiu número 1 na Billboard 200. Faixas como ”Rhianon” e “Over My Head” fizeram a banda ser reconhecida novamente. Mas o período de glória do grupo atingiu a vida pessoal dos integrantes, e o álbum seguinte seria o resultado de um grande drama.

Gravado no Record Plant, “Rumors” foi fruto de várias conturbações. Formado pelos ingleses Mick Fleetwood, John McVie e Christine McVie, e pelos americanos Lindsey Buckingham e Stevie Nicks, o grupo estava no auge da carreira. Após o álbum anterior, prestes a entrar em processo de produção de outro disco, os dois casais entraram em vias de separação, e o baterista Mick descobriu que sua esposa, Jenny Boyd, o traía com o seu melhor amigo. Porém, apesar da aparente crise, esses conflitos internos foram artifícios usados na composição das músicas.

Faixas

Capa do single “You Make Love Fun”. Foto: divulgação

Recheado de indiretas, o disco tem 11 faixas. As farpadas começam na canção “Dreams, a mais conhecida do grupo, em que a vocalista Stevie Nicks despeja toda a sua amargura em seu ex namorado e parceiro de banda, Lindsey Buckingham. O então guitarrista, como resposta a Nicks, escreveu Second Hand News’’,Go Your Own Way’ e ‘’Never Going Back Again’’, escancarando suas inquietações quanto ao relacionamento dos dois.

A tecladista, Christine McVie, que havia rompido seu casamento com o baixista John, deixou, em suas composições, mensagens para o ex marido. Em Don’t Stop a inglesa o aconselha a seguir em frente, e na faixa Oh Daddy”, uma outra homenagem ao baixista, ela, com muito rancor, reconhece sua parcela de culpa no término. A tecladista também escreveu You Make Love Fun”, um dos singles do álbum, sendo esta não mais direcionada ao seu antigo amor, mas sim ao seu novo namoro com o diretor de iluminação dos shows da banda.

A sétima música de “Rumors” é considerado um clássico de Fleetwood Mac. The Chainé a única faixa creditada a todos os integrantes, na qual é cantada: “you would never break the chain” (em tradução livre, “você nunca quebrará a corrente”). A mensagem da canção deixa clara a situação do grupo. Pois, apesar das desventuras, todos permaneceram juntos em prol da música. Como a vocalista Stevie Nicks uma vez disse em um documentário sobre o disco, “Havia cocaína, outras drogas, muita grana e muita angústia. Mas estávamos fazendo nossa melhor música”.

Havia cocaína, outras drogas, muita grana e muita angústia. Mas estávamos fazendo nossa melhor música” (Stevie Nicks)

Musicalidade

“Rumors” venceu Grammy de “Álbum do Ano”. Foto: reprodução

Em cada canção de “Rumors” é evidente um pouco do talento de cada integrante. Christine e seus solos de teclado aparecem constantemente. Lindsey Buckingham também deixa a sua marca em várias faixas, com sua habilidade com o violão, banjo e guitarra elétrica. A banda, depois da nova formação, mesclou muito bem o pop e o rock e trouxe uma variedade de instrumentos, tanto acústicos quanto elétricos.

Produzido por Ken Caillat, Richard Dashut e pela própria banda, o disco, na época do lançamento, vendeu mais de 40 milhões de cópias no mundo todo e venceu o Grammy de “Álbum do Ano”. Hoje, “Rumors” é o 14º disco mais vendido na história do Reino Unido. Daryl Easlea, crítica de música da BBC, descreveu o 11º álbum de estúdio do Fleetwood Mac como “um milhar de anjos beijando você suavemente na testa”. Seu legado foi feito também quando a revista Rolling Stone, em 2004, colocou o disco em 26º lugar na lista dos “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos”.

 

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